Continua após publicidade

Prefeitura anuncia plano contra enchentes na capital

Apenas 27 obras prometidas pela gestão foram entregues em sua totalidade

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 13h49 - Publicado em 14 nov 2014, 18h28

A prefeitura anunciou nesta sexta (14) o plano de ações para chuvas e possíveis enchentes na capital. O projeto consiste basicamente em obras de drenagem, revitalização semafórica, comunicação com a população e no trabalho da Defesa Civil.

+ Invasão de pernilogos faz até mercado oferecer repelente a clientes

Ao todo, são 65 obras que envolvem microdrenagens, construção de piscinões e canalização de córregos. De acordo com a prefeitura, as intervenções no Córrego Ponte Baixa, na Zona Sul, já estão prontas. No Cordeiro, que afeta principalmente o entorno da Avenida Cupecê, também na Zona Sul, dois reservatórios já serão usados para mitigar o impacto das chuvas, apesar de não estarem prontos. Já as intervenções na região da Sumaré e do córrego Água Preta, na Zona Oeste, têm previsão de término somente em 2015.

+ Nível do Cantareira fica estável pela segunda vez no mês

Continua após a publicidade

Entre as obras de menor impacto que fazem parte do Programa de Redução de Alagamentos (PRA), apenas 27 já foram entregues. A administração afirma que dezesseis ficarão prontas até o fim do ano e que outras dez têm previsão de término em março do próximo ano. Segundo o Secretário de Infraestrutura e Obras, Roberto Garibe, mesmo as obras não finalizadas começarão a trazer um impacto de redução de danos.

+ Confira as últimas notícias

Quando todas forem entregues, a previsão é de que aumentem em 52% a capacidade de reserva de água na cidade. “Estamos fazendo uma retomada importante nas obras contra enchente em todas as bacias”, afirmou o prefeito Fernando Haddad. Somente neste ano, a administração calcula investir 457 milhões de reais em infraestrutura.

Continua após a publicidade

Transporte

Em relação aos faróis, outro problema quando chove na cidade, o Secretário de Transportes, Jilmar Tatto garantiu que 4 800 cruzamentos semafóricos da capital terão sido revitalizados até dezembro. Este número foi prometido no Plano de Metas da administração, que abrange o período até o fim de 2016. Além dos sémaforos, foram instalados 929 nobreaks, que garantem que os semáforos continuem funcionando mesmo sem energia.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) lançou ainda um aplicativo para avisar aos motoristas sobre a previsão de chuvas e a localização dos alagamentos. Criado durante uma hackatona – maratona de hackers -, o Aqui Alaga? já pode ser baixado e está disponível para os sistemas iOs e Android.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.