Continua após publicidade

Teatro na internet: portal Cennarium reúne quarenta espetáculos

Projeto registra e apresenta na web espetáculos de teatro na íntegra por preços que variam entre 10 e 40 reais

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h49 - Publicado em 30 abr 2010, 21h26

Vem do grego théatron — lugar aonde se vai para ver — a palavra teatro. Só que desde 27 de março uma nova tecnologia encurtou (e muito) a distância entre o espetáculo e o espectador. Com a entrada no ar do portal Cennarium (www.cennarium.com), uma série de produções, algumas ainda em cartaz, pode ser assistida na íntegra a qualquer hora. Basta o internauta se cadastrar e efetuar o pagamento relativo à peça escolhida. Os preços variam entre 10 e 40 reais, e uma senha válida por 24 horas permite que no período o vídeo seja visto quantas vezes o pagante quiser. Metade do valor é repassada para as produções.

Com um mês de operação, o portal tem quarenta espetáculos no acervo e deve passar de uma centena até junho. Captada durante uma apresentação normal, diante da plateia, a gravação é feita por até doze câmeras simultâneas e editada sob a supervisão do diretor. A primeira peça a integrar o projeto foi o drama ‘La Musica’, protagonizado por Xuxa Lopes e Helio Cicero sob a direção de Marcos Loureiro, que já teve cerca de 1 200 exibições. “É claro que fica um registro mais cinematográfico, mas a proposta da encenação está conservada”, diz Loureiro. Quem também aderiu à nova linguagem foi o diretor José Celso Martinez Corrêa. Dois dos espetáculos de seu grupo estão disponíveis: ‘O Banquete’ e ‘Estrela Brasyleira a Vagar — Cacilda!!’. Cada um tem seis horas de duração. “Não vamos mostrar o teatro na essência, nem queremos roubar o público, mas é uma forma de levar as montagens a pessoas que jamais teriam como assistir a elas”, afirma o diretor do portal, Roberto de Lima. Quem concorda com essa teoria é o diretor Zé Henrique de Paula, do drama ‘O Livro dos Monstros Guardados’, visto por 4 000 pessoas em 26 sessões entre setembro e novembro passado. No site, teve 700 exibições. “A documentação é um diferencial”, acredita Zé Henrique. “E por que não pensar que outro tipo de público vai acessar a peça e se sentir estimulado a ir ao teatro?”

 

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.