Livro da Pinacoteca ressalta importância das coleções de museus

Dezesseis historiadores e críticos de arte assinam ensaios focados em trabalhos emblemáticos do museu da Luz

Ao pensarmos no Museu do Prado, em Madri, e no Louvre, em Paris, logo os associamos, respectivamente, a pinturas como ‘As Meninas’, de Diego Velázquez, e ‘Mona Lisa’, de Leonardo da Vinci. Até mais do que as mostras temporárias, as obras do acervo permanente atraem visitantes e ajudam a formar a identidade das instituições. Com lançamento previsto para este sábado (27), o livro Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Imprensa Oficial e Cosac Naify; 240 páginas; 60 reais) estimula o debate sobre a relevância das coleções dos mais importantes museus da cidade. Dezesseis historiadores e críticos de arte assinam ensaios focados em trabalhos emblemáticos do museu da Luz. “Nossa intenção é estabelecer uma revisão crítica da arte brasileira”, afirma o diretor da Pinacoteca, Marcelo Araújo. “Instigar reflexões como essa é uma função básica de qualquer espaço cultural público.” Confira a seguir o que há de melhor para ver em quatro endereços.

1/8
Museu conta com cerca de 10 000 obras, se forem contabilizados os conjuntos que antes pertenciam a Edemar Cid Ferreira, Naji Nahas e Juan Carlos Abadía ( / Acervo do Museu de Arte Contemporânea)
2/8
Além de mostras temporárias, 121 obras da Fundação Nemirovsky cedidas em comodato ao governo do estado e exibidas no 1º andar do museu ( / Acervo da Estação Pinacoteca)
3/8
A coleção reúne 7 600 obras de alguns dos mais importantes nomes da história da arte, caso de Rafael, Goya, El Greco e Van Gogh ( / Acervo do Masp)
4/8
Todo o 2º andar do edifício projetado por Ramos de Azevedo e Domiciano Ross é dedicado à história da arte do país nos últimos 200 anos ( / Acervo da Pinacoteca do Estado)
6/8
Café da Pinacoteca (Marcelo Andrade / Pinacoteca de São Paulo)
7/8
( / Museu de Arte Contemporânea (MAC))
Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s