Pesquisa do HCor aponta futebol como vilão de lesões no joelho

Na sequência estão artes marciais, basquete, exercícios de academia e tênis

Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Joelho do Hospital do Coração apontou o futebol como o esporte que mais causa problemas nesta região do corpo. Dos 600 casos de lesão ligamentar avaliados durante o estudo, 55% foram causados pelo esporte mais popular do país.

Veja também

“No futebol, por ser um esporte de contato e muito vigor físico, os joelhos recebem cargas excessivas que, se não estiverem reforçados pela musculatura, podem sofrer lesões severas. A alta incidência é proporcional ao número de praticantes. O futebol é o esporte mais praticado no mundo”, comenta Rene Abdalla, médico responsável pela pesquisa. 

Mas o resultado não é por acaso: segundo o IBGE, apenas 38 milhões de brasileiros são adeptos a práticas esportivas, dos quais 39% jogam futebol.

Depois do futebol, o ranking segue com artes marciais, basquete, exercícios de academia e tênis, responsáveis por 16%, 12%, 8% e 5% das fraturas ligamentares. Mas não é preciso se espantar: Abdalla afirma que a grande maioria das lesões identificadas são comuns entre atletas e não deixam grandes sequelas.   

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s