Pesquisa: nem sempre ele tem razão

De acordo com os chefs de São Paulo, edinheirados estão entre os melhores tipos de clientes

Quer tirar um chef do sério? Experimente pedir para trocar o ingrediente de um prato. Quando escuta algo do tipo, o cozinheiro pode até dar um sorriso amarelo e se esmerar numa recusa educada. No fundo, porém, como revela a pesquisa, o pedido é tão ofensivo quanto sugerir a um pintor que mude as cores de uma tela.

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+ Pesquisa: melhores e piores

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Os chefs nunca vão confessar em público também quanto abominam algumas atitudes à mesa, como a do sujeito que insiste em cortar o espaguete com a faca. E o que fazer para agradar a esses profissionais, tão sensíveis e vaidosos? Pergunte os detalhes de uma receita. Soa como música aos ouvidos deles.

A PIOR COISA QUE UM CLIENTE PODE FAZER

1º — Maltratar o chef ou alguém de sua equipe

2º — Pedir alterações num prato

3º — Dar palpites no menu

QUAIS SÃO OS MELHORES CLIENTES

1º — Amantes da gastronomia

2º — Corporativos

3º — Endinheirados

AS PERGUNTAS PREFERIDAS OU O QUE GOSTA DE OUVIR DO CLIENTE

1º — Detalhes sobre a preparação de um prato

2º — Elogio ao trabalho

3º — Pedir uma sugestão do cardápio

+ Pesquisa: lista de compras

+ Pesquisa: longe dos olhos do público

OS DEZ PIORES PECADOS DE UM CLIENTE

1 — Cortar o espaguete com a faca

2 — Pedir para chamar o chef na mesa e fingir que o conhece diante dos amigos

3 — Devolver o prato sem motivo

4 — Pedir bife sola torrado

5 — Perguntar se o peixe está fresco

6 — Montar uma receita nova con itens que não fazem parte do cardápio

7 — Dividir o prato e no fim ainda dizer que estava ruim

8 — Dar carteirada para passar na frente de outros clientes

9 — Fazer comparações com a comida de outros restaurantes diante do chef

10 — Não pagar os 10% dos garçons

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