Continua após publicidade

Peça ‘O Santo e a Porca’ mostra um avarento nordestino

A comédia diverte o espectador com boa direção e elenco afinado

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h54 - Publicado em 12 mar 2010, 18h20

A obra do dramaturgo Ariano Suassuna tem rendido interessantes surpresas ao público. ‘A Pedra do Reino’, adaptada por Antunes Filho em 2006, e ‘Farsa da Boa Preguiça’, montada por João das Neves no ano passado, são exemplos. Agora é a carioca Limite 151 Cia. Artística que explora o autor paraibano em O Santo e a Porca, cartaz do Teatro Anhembi Morumbi, na Mooca. Sem diretor fi xo, o grupo dedicado aos clássicos trouxe a São Paulo nos últimos quatro anos incursões pouco inspiradas ao universo de Molière (As Eruditas, As Preciosas Ridículas e O Doente Imaginário). Com sotaque nordestino, a Limite 151 atinge um bom momento graças à direção de João Fonseca.

De maneira simples, o encenador aborda a farsa, os desencontros amorosos e o entra e sai de personagens de olho no divertimento. Um coronel pão-duro (o ator Élcio Romar), devoto de Santo Antônio, tem como companheira uma porquinha de madeira, na qual guarda as economias. A visita de um conhecido (Marcio Ricciardi) desperta especulações e a empregada (a ótima Gláucia Rodrigues) aproveitase da situação para resolver as pendengas do patrão. Nedira Campos, Janaína Prado, Nilvan Santos e Marco Pigossi completam o elenco da trama próxima de ‘O Avarento’, de Molière, e provam que, além de um texto bacana, direção é fundamental para o rendimento no palco.

O Santo e a Porca (80min). 10 anos. Estreou em 5/3/2010. Teatro Anhembi Morumbi (746 lugares). Rua Doutor Almeida Lima, 1134, Mooca, tel.: 2081-5924. Sexta, 21h30; sábado, 21h; domingo, 19h. R$ 30,00. Bilheteria: 14h/21h (ter. a qui.); a partir das 14h (sex. a dom.). IR. Até 25 de abril.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.