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Parques concedidos em São Paulo poderão ter nomes vendidos

Prefeitura incluiu o chamado "naming rights" como fonte de receita alternativa para as empresas que queiram assumir a operação

Por Estadão Conteúdo
10 Maio 2017, 14h42

Além da mudança de administração, os parques paulistanos poderão trocar de nome com as concessões à iniciativa privada anunciadas pela gestão do prefeito João Doria (PSDB). Isso porque a prefeitura incluiu o chamado “naming rights” (venda de direitos de nome) como fonte de receita alternativa para as empresas ou instituições que queiram assumir a operação dos parques municipais.

A previsão consta do edital de chamamento público publicado nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial da Cidade, no qual a prefeitura abre prazo de trinta dias para receber estudos e projetos para concessão de catorze parques da capital, incluindo Ibirapuera, Aclimação, Buenos Aires, Carmo e Trianon. A ideia é lançar a licitação em pacotes de concessão, com mais de um parque junto em um mesmo contrato, no segundo semestre deste ano.

O documento publicado pela Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias autoriza a venda dos “naming rights” dos parques, a exemplo do que foi feito na arena do Palmeiras, o Allianz Parque, mas ressalva que “o nome original do parque deverá compor o novo nome proposto”. O texto define ainda que os nomes dos equipamentos instalados dentro dos parques, como o Museu de Arte Moderna (MAM) no Parque do Ibirapuera, devem ser preservados.

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Segundo a gestão Doria, o modelo de concessão e as contrapartidas ao gestor privado ainda serão definidos após recebimento de estudos que serão feitos e apresentados à prefeitura por empresas e instituições interessados em assumir os parques da capital. A única certeza, disse o prefeito, é de que o acesso aos equipamentos continuará sendo livre, sem cobrança de ingresso.

De acordo com o secretário municipal de Desestatização e Parcerias, Wilson Poit, a empresa ou instituição que assumir o parque também poderá obter retorno financeiro explorando estacionamento, restaurantes e lanchonetes, rede de wi-fi, aluguel de bicicletas, publicidade, realização de shows e até comissão para filmagens.

O secretário disse que os catorze parques escolhidos são os mais custosos para a prefeitura – respondem por 40% do custo total de manutenção dos 107 espaços da cidade, estimado em 180 milhões de reais por ano – e vão servir como “âncoras” para atrair a iniciativa privada para as concessões.

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