Parque do Ibirapuera oferece alternativas para sossego e agitação

No espaço é possível fazer piquenique, passear de bicicleta, desfrutar da biblioteca ao ar livre e participar de provas esportivas

PARA QUEM QUER PAZ

Observação de aves

No verão, o parque recebe o príncipe, um pássaro migratório de penas vermelhas e pretas, originário do Hemisfério Norte. Pica-paus-de-cabeça-amarela costumam descansar perto do Córrego do Sapateiro.

Piquenique

Os gramados são um convite para esticar a toalha. Há também mesas

e bancos próximos à Praça da Paz para quem procura mais conforto e sombra.

Curso de botânica

A Escola de Jardinagem oferece aulas sobre o cultivo de orquídeas e plantas

medicinais e distribui mudas. Funciona de segunda a sexta (9h às 12h e 13h às 17h). Informações: tel. 5574-0705.

Planetário

Uma vez por mês, o Planetário convida a população para aulas de astronomia, com exibições audiovisuais e explicações de um astrônomo. Informações: tel. 5575-5206.

Passeio de bicicleta

A ciclovia, com mais de 3 quilômetros, atende 100.000 pessoas por mês. Um bicicletário perto do portão 3 dispõe de 400 modelos para aluguel. O serviço funciona todo dia custa e 5 reais por hora.

Jardins dos sentidos

O canteiro aromático do Viveiro Manequinho Lopes dispõe de plantas e ervas de diferentes cores e aromas, como a alfazema, a lavanda, a hortelã e a erva-cidreira.

Museu arborizado

O Ibirapuera reúne espécies de árvores de boa parte do mundo. Entre os raros exemplares da fauna nativa está o ceboleiro do Manequinho Lopes.

Biblioteca ao ar livre

Aos domingos, das 9h30 às 16h, jornais, revistas e livros ficam disponíveis no Bosque da Leitura, próximo ao portão 7. Parte do acervo é formada por doações.

Pronto-socorro verde

Agrônomos do Programa de Atendimento às Plantas ajudam na recuperação de exemplares doentes e no cultivo de espécies ornamentais. Informações: tel. 5539-5291.

Lian Gong

A antiga serraria reúne adeptos da ginástica chinesa, que estimula a circulação, aumenta o vigor e corrige a postura. As aulas gratuitas são dadas de segunda a sexta, das 10h30 às 11h30. Informações: tel. 3266-5829.

Fontes: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Cardim (presidente da Associação de Amigos das Árvores de São Paulo) e Guto Carvalho (birdwatcher)

PARA QUEM QUER AGITO

Ioga pela paz 2202a

Ioga pela paz 2202a

Ioga pela paz

Em agosto, uma sessão coletiva de ioga e meditação atrai milhares de adeptos da prática oriental. A programação inclui também shows de música indiana.

SP Arte

A feira, a maior do gênero na cidade, reúne em maio as grandes galerias do país no Pavilhão da Bienal. Além da venda de obras, promove palestras.

Bourbon Street Fest

Em agosto, a abertura do festival de jazz e blues transporta o clima de Nova Orleans para a Arena de Eventos. Neste ano, o evento chega à nona edição.

Provas esportivas

As alamedas que cortam o parque se transformam em pista de corrida em eventos como a Maratona de SP (junho) e a Corpore de Natal (dezembro).

SP Fashion Week

As semanas de moda mais badaladas do país reúnem celebridades, modelos e estilistas no Pavilhão da Bienal em janeiro e junho. Só convidados entram, mas o burburinho fashion se estende para o lado de fora do prédio.

Eventos na Oca

Na cúpula projetada por Oscar Niemeyer, há sempre uma exposição de grande porte acontecendo. Até 8 de maio, seus 8.000 metros quadrados recebem mostra sobre a água. Em junho, o espaço vai sediar uma feira de moda paralela à SPFW.

Cinema ao Luar 2202a

Cinema ao Luar 2202a

Cinema ao Luar

Em outubro, mais de 10.000 pessoas curtiram sessões da Mostra Internacional de Cinema na parede do Auditório Ibirapuera, transformada em uma tela. A ideia é repetir o evento todo ano.

Aniversário do Parque

Shows, oficinas e palestras sobre sustentabilidade, brincadeiras interativas e até um piquenique coletivo integram a programação do aniversário do Ibirapuera, comemorado em 21 de agosto.

Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro é sempre tema de programação no Museu Afro Brasil, com manifestações culturais e debates sobre a inserção do negro na cultura nacional. Neste ano, o local sediará exposição sobre o sertão brasileiro.

Exposições no MAMO Museu de Arte Moderna vai receber, a partir de 19 de abril, duas mostras simultâneas sobre arquitetura e sustentabilidade. O francês Dominique Gauzin-Müller reúne ideias sobre o estilo verde de construção em Morada Ecológica. No mesmo dia, Lauro Cavalcanti abre Razão e Ambiente.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s