MAM faz maior retrospectiva já realizada da obra de Oswaldo Goeldi

Mostra conta com 200 itens entre desenhos e gravuras

Meio século depois de ter sido encontrado morto no quarto onde morava de favor no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, o carioca Oswaldo Goeldi (1895-1961) ganha a maior retrospectiva já realizada de sua obra. Com curadoria de Paulo Venâncio Filho, a montagem traz ao MAM, a partir de sexta (15), 200 itens, entre desenhos e gravuras.

Uma outra sala, de caráter educativo, reúne sob a organização de Lani Goeldi, sobrinha-neta do artista, objetos pessoais e profissionais, além de documentos, cartas, fotografias e uma prensa, na tentativa de reproduzir o ateliê do expressionista.

+ As melhores mostras em cartaz

+ Emoção Art.ficial chega à sexta e última edição no Itaú Cultural

Criados a partir da década de 20, quando a produção do gravador atingiu a maturidade, os trabalhos foram arranjados por afinidade temática e plástica. O percurso leva o visitante a uma trajetória em zigue-zague, passando por cruzamentos e becos, temas comuns no universo sombrio de Goeldi. “A intenção foi criar uma exposição que não tivesse começo ou fim definidos”, diz o curador. Predominam as xilogravuras de alto contraste, com atmosfera marginal e melancólica na qual a luz luta para ganhar seu espaço. Sobressaem ainda os exemplares do início dos anos 30, época em que o artista começou a explorar a cor, e a sessão dedicada ao mar e aos pescadores.

“Um europeu sentimental exilado”, como ele mesmo se definia, Goeldi era filho do cientista Emílio Augusto Goeldi. Cresceu e começou sua carreira na Suíça. Ao voltar para o Rio, em 1919, recusou a euforia artística do período entreguerras. Chegou a ilustrar revistas e livros, como a “Obra Completa”, de Fiódor Dostoievski, publicada pela Editora José Olympio em 1937. Foi ainda professor na Escolinha de Arte do Brasil e na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ali abriu uma oficina de xilogravura, que mais tarde deu origem ao curso de graduação em gravura da instituição.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s