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Os perfumes de Loeb, Trousseau, Le Lis Blanc e Tania Bulhões

Lojas vendem as essências que perfumam seus ambientes. Clientes levam para casa o cheiro de suas boutiques favoritas

Por Regina Cazzamatta
Atualizado em 5 dez 2016, 19h20 - Publicado em 18 set 2009, 20h36

O consumidor entra na loja e, antes mesmo de olhar os produtos em exposição, sente o perfume que envolve o ambiente. É a deixa para que o vendedor discorra sobre a fragrância. Que está à venda, é claro. São velas, sprays, sachês, sabonetes, sais de banho, colônias… Há três meses, a Loeb, especializada em enxovais de mesa, passou a utilizar em seus pontos-de-venda três aromas (lavanda, âmbar e floral). Os cheirinhos são alternados semanalmente. “Muitas pessoas os elogiam”, diz a sócia Tânia Wald. “É uma isca para nossa marca.” Na Loeb, os clientes podem levar desde uma vela (43 reais) até sprays (79 reais). Conhecida por seus enxovais de luxo, a Trousseau lançou perfume próprio logo na sua inauguração, há quinze anos. Trata-se do L’Air du Printemps, que emana seu buquê amadeirado pelas oito lojas da capital. Os sachês para cabide e velas têm a mesma estampa dos lençóis, fronhas e edredons. “Um aroma agradável deixa o ambiente com um ar mais sofisticado”, acredita a arquiteta Fernanda Marques.Na Le Lis Blanc, a fragrância de alecrim já virou marca registrada. “Pensamos em algo refrescante, que combinasse com nosso clima tropical”, conta Alessandra Aliperti, responsável pelo desenvolvimento de produtos da marca. Os sprays custam 45 reais e a caixa com seis sabonetes, 35 reais. “Para as empresas, os aromas prolongam o contato com o consumidor”, explica Heloísa Omine, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “É como se um pedacinho daquela experiência de consumo fosse levada com o cliente.” Prova disso é que o Home Spray da Clube Chocolate (68 reais), com toque de lavanda bastante pronunciado, é um dos seus artigos mais vendidos. Passam pelo caixa entre oitenta e 100 unidades por mês. E sobra criatividade na hora de inventar produtos que levem o aroma da loja. Na Tania Bulhões Home, a essência francesa à base de gengibre e especiarias da linha TB9 está presente em 28 itens, que custam de 15 a 150 reais. Ninguém pode dizer que é difícil identificar a marca favorita de olhos fechado.

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