Continua após publicidade

Alimentos orgânicos chegam à alta gastronomia da cidade

Antes restritos a endereços vegetarianos, onda dos produtos naturais ganha adeptos em São Paulo

Por Daniel Ottaiano e Júlia Leão
Atualizado em 27 dez 2016, 20h42 - Publicado em 29 abr 2010, 16h06

A denominação orgânico faz alusão a alimentos que não levam em sua produção nenhum produto químico sintético nem são tratados à base de fertilizantes, pesticidas ou modificação genética. Não mais restrito a grupos vegetarianos e restaurantes “naturebas”, a moda dos ingredientes naturais já chegou a estabelecimentos de alta gastronomia.


+ Slow Food ganha espaço e atrai cada vez mais adeptos

+ Pratique Slow Food em casa

Para Renato Caleffi, chef do Le Manjue Bistrô, que reabre suas portas em junho em um novo endereço, na Rua Domingos Fernandes, 608 – Vila Nova Conceição, o orgânico anda junto ao funcional (natural). “Especializei-me na gastronomia funcional. Com o tempo e as experiências que tive em minha carreira, passei para a orgânica.”

Após voltar da Espanha, onde aprendeu mais sobre essa cozinha, Caleffi sentiu falta de um restaurante que casasse sustentabilidade, qualidade e sabor, o que poderia ser uma nova tendência no Brasil. Foi assim que surgiu a ideia do Le Manjue Bistrô, que tem como carro-chefe o Jambalaia (risoto de shitaque, maçã e frango com curry). Como sobremesa, ele destaca o crepe de morango com chocolate e quinua.

Continua após a publicidade

No Vegethus, restaurante vegano que também é freqüentado por “curiosos sobre esse conceito” e simpatizantes, o chope orgânico é o produto mais inusitado. Para o proprietário, George Guimarães, o produto é um ótimo “atrativo gastronômico”. O chope, de sabor mais intenso e coloração acobreada, custa 5,50 reais.

Sustentabilidade é a filosofia implementada pelo chef José Barattino na cozinha do restaurante Emiliano. Ele organizou uma parceria com um grupo de pequenos produtores rurais. Na casa, além das verduras e legumes, também é possível encontrar no cardápio chás, laticínios, açúcar, cachaça e até vinhos orgânicos.

A Adega Santiago trabalha com produtos orgânicos desde a abertura, em 2006. Um bom exemplo é a carne utilizada no prato bife da Adega. O restaurante também trabalha com ervas e folhas para salada orgânicas _ que variam conforme a estação _ e suco de uva natural.

A onda dos alimentos orgânicos também chegou aos cafés, como é o caso da cafeteria Ekoa, que oferece o expresso natural. Os sócios e irmãos Henrique e Marisa Bussacos introduziram o conceito na casa, que fica em Pinheiros. Desde a infraestrutura (madeira e tinta da cafeteria) à água utilizada e aos produtos servidos são comprados e elaborados com a preocupação da sustentabilidade.

Continua após a publicidade

A chef e nutricionista Silvana Cintra diz acreditar que “características originais como aroma, cor e sabor são preservadas, pois o cultivo de alimentos em solos equilibrados favorece o crescimento de plantas mais saudáveis”.

O grande problema dos alimentos orgânicos ainda é o preço: por ser uma produção em baixa escala, ter uma procura pequena no mercado e seguir uma exigente regulamentação de técnicas de plantio, os ingredientes são mais caros que os comuns.

Confira abaixo restaurantes que oferecem produtos orgânicos em seus cardápios:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.