Continua após publicidade

Operadores de telemarketing são treinados para manter educação

Além de seguirem um manual de perguntas e respostas-padrão, os atendentes são treinados a driblar os "nãos", os assédios e a agressividade do cliente. Confira como eles costumam agir em algumas situações

Por Camila Antunes e Maria Paola de Salvo
Atualizado em 5 dez 2016, 19h27 - Publicado em 18 set 2009, 20h31

Se o cliente se nega a ouvir a conversa até o fim

Conduta-padrão: na réplica, o operador deve aproveitar para expor o produto. E procurar ressaltar que está oferecendo um produto de necessidade para o consumidor.

Se o cliente se exalta e diz grosserias

Conduta-padrão: mostrar calma e baixar o tom de voz. Jamais responder a uma ofensa nem comprar briga. Enquanto escuta a reclamação, repetir palavras como “entendo” e “compreendo”. Desligar o telefone somente após concluir o caso e agradecer a ligação.

Se o cliente pede para não receber mais chamadas

Continua após a publicidade

Conduta-padrão: tentar agendar o contato para outro dia ou horário. Se a pessoa continuar irredutível, informar que excluirão o telefone da lista. No entanto, nem todas as empresas cumprem o que prometem, já que o mailing é caro: pagam de 15 a 20 centavos por nome.

Se o cliente assedia os operadores

Conduta-padrão: ignorar e insistir na finalização da venda, mudando de assunto, com frases diretas como: “Qual é o número de seu cartão de crédito?”. Se houver insistência, informar gentilmente que será obrigado a desligar. Aceitar convites é proibido.

Se o cliente é solitário e quer apenas bater papo

Continua após a publicidade

Conduta-padrão: na sondagem de venda, faz parte ouvir as histórias do cliente, mas o tempo de conversa não deve ultrapassar seis minutos. Por isso, o operador deve ir direto ao assunto, perguntando, por exemplo: “O senhor já possui internet com banda larga?”.

Se o cliente pede para falar com o supervisor

Conduta-padrão: evitar fazê-lo e, muitas vezes, repassar a ligação para um colega ao lado. Cada supervisor é responsável por zelar pelo bom atendimento de cerca de vinte operadores. Mas, em geral, ele não tem autonomia para resolver o problema.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.