Continua após publicidade

“Olhar com Outro Olhar” tem interatividade ao extremo

Mostra no Museu do Futebol leva espectadores a experimentar a visita como se fossem deficientes visuais

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 17h58 - Publicado em 23 jun 2011, 19h10

Uma das principais qualidades das mostras do Museu do Futebol, tanto as temporárias quanto as do acervo, sempre foi a interatividade. Essa característica é explorada ao extremo na nova montagem do espaço, Olhar com Outro Olhar. Com ela, o museu pretende induzir o público a vivenciar a visita como se fosse deficiente visual. A inspiração, segundo o curador Leonel Kaz, surgiu de pesquisas recentes sobre a relação entre o nosso cérebro e a tecnologia. “Queremos questionar e flexibilizar o conceito de normalidade”, diz Kaz.

+ Dez exposoções imperdíveis na cidade

+ Arte Sacra Popular relaciona produções dos gêneros popular e religioso

Três obras integram “Olhar com Outro Olhar”. Em uma delas, o visitante entra em uma sala escura e, por meio de fotografias alternadas com rapidez e a balbúrdia produzida por quatro caixas de som, conhece o futebol de cinco. No esporte, praticado por cinco jogadores, somente o goleiro enxerga. Os atletas se localizam através da fala, e a torcida só pode se manifestar nos gols. Na instalação “Veja Bem”, de Paulo Climachauska, as letras se turvam aos poucos numa tabela de oftalmologista. Há ainda uma fotografia exibida em cinco versões: braile, relevo, alto contraste, maquete e audiodescrição. Só no final o espectador poderá ver a imagem em si. “Trata-se de uma maneira de estimular os sentidos”, diz a diretora executiva do museu, Clara Azevedo.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.