Continua após publicidade

O melhor e o pior filme de 2009

Críticos e repórteres de VEJA SÃO PAULO contam o que viram de bom e de ruim durante o ano

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 19h01 - Publicado em 22 dez 2009, 15h20

O MELHOR

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2008, Entre os Muros da Escola ficou mais de eis meses em cartaz por aqui. O diretor Laurent Cantet usa, ponderadamente, um vibrante estilo semidocumental para focar uma escola secundária da periferia de Paris. Assim como o professor-protagonista (interpretado por François Bégaudeau), todos os jovens alunos foram recrutados de colégios públicos. Vê-se, portanto, uma dramatização pontuada de realismo capaz de incomodar, estarrecer e entusiasmar. Embora 2009 tenha tido êxitos quase do mesmo calibre, como Bastardos Inglórios, Up — Altas Aventuras e O Curioso Caso de Benjamin Button, este drama francês destaca-se por ser um longa-metragem sem vícios narrativos, de estrutura moderna e impecável.

O PIOR

Desastre é pouco para classificar The Spirit — O Filme, medonha transposição para o cinema do personagem criado por Will Eisner (1917-2005), feita pelo também quadrinista Frank Miller, codiretor do sensacional Sin City. Em sua primeira empreitada-solo, ele errou a mão em tudo. Embora o diretor tenha usado o mesmo efeito de antes, abusando da fotografia de cores esmaecidas, o herói (encarnado pelo insosso Gabriel Macht) não conseguiu disfarçar seu enfado em cenas previstas para ser, no mínimo, divertidas. Faltou ação, sobrou tédio e nem mesmo astros do quilate de Samuel L. Jackson e Scarlett Johansson escaparam da mediocridade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.