Continua após publicidade

Número de mortos pela polícia cresce 22% em São Paulo

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram ainda que 70% da população brasileira não confia na polícia

Por Nataly Costa
Atualizado em 5 dez 2016, 15h29 - Publicado em 5 nov 2013, 16h59

A sensação de que a violência policial aumentou foi confirmada pelos números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta terça-feira (5), no Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apenas no Estado de São Paulo, a quantidade de pessoas que morreram em confronto com policiais civis e militares em serviço passou de 461 em 2011 para 563 no ano seguinte, um aumento de 22% em números absolutos. No Brasil, pelo menos cinco pessoas são mortas diariamente pela ação policial – a taxa é superior a casos da mesma natureza em países com México e África do Sul. 

+ Imagens mostram metalúrgico ser assassinado na Via Anchieta

Entre as polícias, a militar é responsável pela maior parte dessas ocorrências – foram 546 vítimas da PM em São Paulo, ante dezessete da Polícia Civil. 

“É um modelo falho dos dois lados, porque a polícia mata muito e morre muito também. O policial no Brasil hoje sai de casa sem saber se vai voltar. Na dúvida, puxa o gatilho”, diz Renato Sérgio de Lima, coordenador geral da pesquisa. Apesar de a quantidade de policiais militares mortos em serviço ter diminuído (de 16 para 14), o número dos que foram vítimas enquanto estavam fora do horário de trabalho cresceu: de 35 em 2011 para 79 um ano depois. 

Continua após a publicidade

A pesquisa anual, que mostra os dados de segurança de todo o país, revela ainda que 70% dos entrevistados dizem não sentir confiança na polícia. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.