Músicos da Banda Sinfônica organizam novo protesto no domingo

Ato será realizado em frente ao Masp, a partir das 15 horas; profissionais foram demitidos no último dia 9

Músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo pretendem realizar um novo protesto contra o fim do grupo neste domingo (19), em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), a partir das 15 horas. A organização espera receber alunos de universidades paulistas, estudantes de música e outros que apoiam o movimento.

“Ainda é muito difícil saber o que vai acontecer, mas estamos fazendo o possível para voltar com o projeto”, diz o clarinetista Daniel Cornejo, há 26 anos no grupo.A banda é uma referência internacional. Maestros do mundo inteiro estão mandando mensagens de apoio.”

A demissão dos músicos ocorreu no último dia 9, pelo Governo do Estado, devido à falta de recursos. O maestro Marcos Sadao Shirakawa foi poupado do corte. Ele deverá reger concertos que o grupo apresentará no interior do estado ainda este ano. Segundo Sadao, ainda não se sabe se todos os músicos antigos participarão dessas apresentações.

“A gente sempre tem a esperança que isso possa se revertido, que o grupo permaneça com uma equipe fixa para fazer concertos”, afirma o maestro.

Veja também

No último dia 5, já houve um protesto em frente ao Masp. A manifestação contou com um concerto da banda, além de cartazes e discursos, o que deve ocorrer também neste domingo.

“É uma tristeza”, lamenta a musicista e professora Graziela Bortz, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que apoia o movimento. Em sua carreira como trompista, ela passou por outras orquestras. Segundo ela, alunos da Unesp, USP, Unicamp  e escolas de música também devem aparecer no local.

Foi criada a página no Facebook chamada “SOS Banda Sinfônica” com discussões sobre o tema. Até o momento, tem mais de 16 400 seguidores.

banda-sinfonica-do-estado.jpeg

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s