Museus: do tradicional ao multimídia

Selecionamos dez dos melhores museus da cidade, entre eles o Masp e a Pinacoteca

Com o acervo mais valioso da América Latina, o Masp, cravado na Avenida Paulista, normalmente é a primeira opção de museu para o turista que vem a São Paulo. Mas está longe de ser a única. Outras 132 instituições, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), espalham-se pela cidade. Há alternativas que vão desde o recente e multimídia Museu do Futebol, instalado no Estádio do Pacaembu, até a tradicional Pinacoteca, na Luz, um dos melhores lugares para conhecer a história recente da arte brasileira.

+ As melhores exposições em cartaz

+ As atrações imperdíveis em 2012: arte

Confira abaixo do mapa uma seleção com dez dos museus da cidade.

1/10
No coração histórico da cidade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ocupa uma edificação de 1901 com 4 183 metros quadrados e cinco andares. Cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria preenchem a arquitetura neoclássica, assim como grandes exposições. Uma dica: agende uma visita monitorada ao prédio para conhecer detalhes da construção. Se a ideia […] ( / Centro Cultural Banco do Brasil)
2/10
A instituição fica no antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (o Deops). Seus salões amplos e de pé-direito alto mostram-se perfeitos para receber trabalhos de grandes dimensões. A partir de outubro de 2016, o prédio passou a expor somente exposições contemporâneas, com peças do acervo da Pinacoteca produzidas a partir dos […] ( / Estação Pinacoteca)
4/10
Localizado em frente ao Parque do Ibirapuera (é só atravessar uma ponte para chegar até o museu), o MAC tem oito andares de exposições de longa duração. Com uma das coleções mais importantes do país, o museu fica localizado no prédio do antigo Detran. Não deixe de conferir o terraço do oitavo andar, que tem […] ( / Museu de Arte Contemporânea (MAC))
8/10
O museu já realizou homenagens a escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cazuza. Nas montagens permanentes, o espaço se dedica à valorização da língua portuguesa, usando a tecnologia para apresentar os conteúdos. O Beco das Palavras, por exemplo, é uma mesa interativa usada para formar vocábulos e descobrir seus significados e […] ( / Museu da Língua Portuguesa)
10/10
Café da Pinacoteca (Marcelo Andrade / Pinacoteca de São Paulo)
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s