Continua após publicidade

‘Mulheres que Bebem Vodka’ traça retrato desolador da alma feminina

Tragicomédia reúne diferentes gerações de mulheres que trocam a Polônia pelo México em busca de uma nova vida

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h34 - Publicado em 2 out 2010, 00h52

Escrita pelo dramaturgo mexicano Victor Hugo Ráscon Banda, a tragicomédia Mulheres que Bebem Vodka é parente próxima da comédia ‘Casting’, do russo Aleksandr Galin, que volta ao cartaz nesta semana. Enquanto ‘Casting’ constrói a realidade dos órfãos do comunismo, ‘Mulheres’ usa a questão social — aqui a imigração e o desajuste político — apenas como ponto de partida. Embora presente em toda a trama, o tema é uma ponte para o autor se aprofundar na intimidade de cinco personagens.

São mulheres de diferentes gerações saídas da Polônia para fazer a vida no México. Velhas conhecidas e de relações obscuras, a produtora Ewa (Selma Egrei) e a jornalista Joanna (Patrícia Gasppar) se reencontram para selecionar as atrizes de um filme. Martha Nowill e Maria Manoella interpretam as duas candidatas, de formações diferentes e contraditórias. Também sonha com o estrelato a empregada de Ewa, interpretada por Regina França. Encenada de forma simples por Lígia Cortez, a peça monta um retrato desolador da alma feminina. A diretora concentrou forças nas interpretações. Martha Nowill e Maria Manoella estão divertidas, próximas da caricatura. A melhor do elenco, Selma Egrei vive uma ex-beldade símbolo sexual, hoje decadente e pessimista, que se vê diante de jovens despreparadas e, talvez, com um futuro ainda mais trágico que o seu.

AVALIAÇÃO ✪✪✪ 

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.