Continua após publicidade

Mostra reúne peças de colecionador que vende obras para renovar acervo

Segunda (26) omeça a mostra 'Recortes de uma Coleção', na Ricardo Camargo Galeria, com 58 de suas peças à venda

Por Pedro Ivo Dubra
Atualizado em 5 dez 2016, 18h50 - Publicado em 23 abr 2010, 21h53

No fim da década de 60, o administrador de empresas Bruno Musatti deu o primeiro passo no mundo das artes ao comprar um desenho do catalão Joan Ponç (1927-1984) datado de 1948. Quatro décadas depois, o hoje aposentado Musatti exerce uma forma de colecionismo que lembra seu passado de galerista: em vez de ficar com as obras permanentemente, de tempos em tempos ele se desfaz de algumas delas. Em seguida, reinicia as aquisições.

Foi assim em 1999, quando participou de um leilão da Christie’s de Nova York. A partir de segunda (26), haverá outro teste de desapego. É quando começa a mostra ‘Recortes de uma Coleção’, na Ricardo Camargo Galeria, com 58 de suas peças à venda.

A exposição comemora os quinze anos do espaço de 210 metros quadrados, situado no Jardim Paulistano. Camargo e Musatti se conhecem há 41 anos e vinham conversando sobre a empreitada desde 2007. “Minha característica principal é a versatilidade”, diz o galerista. “Já tivemos trabalhos de Wesley Duke Lee, de José Antônio da Silva, de Victor Brecheret e de Antonio Gomide”, enumera, relacionando artistas de épocas e estilos diferentes.

Esta mostra aponta uma novidade: pela primeira vez, reunirá obras contemporâneas. Há nomes importantes — Tunga, Leda Catunda, Cildo Meireles, Leonilson, Nelson Leirner e Adriana Varejão, por exemplo. Os trabalhos custam entre 3 000 e 300 000 reais. Até o último dia 19, doze já tinham comprador.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.