Mostra O Pequeno Príncipe na Oca

Dez motivos para voltar a ser criança

1. Com cenografia de Felipe Tassara e Daniela Thomas, a exposição ocupa os quatro andares do prédio projetado por Oscar Niemeyer. Além de instalações audiovisuais, traz documentos sobre o autor do clássico, o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944).

2. Logo na entrada, o visitante adentra uma versão cenográfica da Paris de 1900. Por todo o térreo da Oca, outros quinze ambientes conduzem as crianças pelos 27 capítulos do livro, lançado em 1943.

3. Em uma das salas, os pequenos podem desenhar carneiros, assim como o principezinho pede ao narrador. Destaque de outro cenário, uma obra do artista multimídia japonês Takahiro Matsuo consiste em uma esfera que, ao ser colocada na palma da mão, projeta imagens de pássaros voando.

4. Mais de 300 arquivos relacionados à vida e à obra de Saint-Exupéry estão reunidos no 1º andar. Entre eles, alguns desenhos que explicam a gênese do personagem que deixa seu minúsculo planeta para viajar pelo universo, além de fotografias e cadernetas de anotações do escritor.

5. O subsolo do museu foi transformado em um imenso mapa de viagens. Trilhas atravessam o piso de areia e levam os pequenos a locais visitados pelo francês durante sua vida, da Patagônia ao Deserto do Saara.

6. Será exibida uma cópia do manuscrito do livro Voo Noturno, publicado em 1938. O texto foi escrito em um papel timbrado do hotel Itajubá, no Rio de Janeiro, que na época costumava hospedar aviadores estrangeiros.

7. Outra raridade é o bracelete de prata encontrado por um pescador em 1998 no Mar Mediterrâneo, próximo à cidade de Marselha. A joia pertencia ao criador do Pequeno Príncipe. Até então, não se sabia onde ocorrera o acidente aéreo que o levou à morte.

8. Uma instalação transforma o último andar da Oca em uma representação do espaço sideral. O público pode escalar asteroides almofadados para observar dali um conjunto de planetas. Enquanto isso, a iluminação alterna dia e noite.

9. ‘Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.’ Frases como essa, a mais citada de O Pequeno Príncipe, aparecem em sessenta idiomas na vitrine que traz as primeiras edições da obra. Na sala de cinema serão transmitidos

documentários e animações sobre o livro.

10. Boa opção de atividade extracurricular, a mostra tem visitas com monitoria educativa para escolas. Grupos podem ser agendados pelo site http://www.divertecultural.com.br/pequenoprincipe ou pelo % 3883-9090.

Oca. Parque do Ibirapuera, portão 3, 3034-6424. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, domingo e feriados, 10h às 20h. R$ 18,00. Grátis para menores de 3 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas agendados. Até 20 de dezembro. A partir de quinta (22).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s