Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida, morre aos 87 anos

Escritor estava internado desde segunda-feira (21) após sofrer um AVC

Ariano Suassuna, autor que se notabilizou com a obra O Auto da Compadecida, morreu aos 87 anos na tarde desta quarta-feira (23). Ele estava internado no Hospital Português, no Recife, desde a última segunda-feira (21) após ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) do tipo hemorrágico. 

Na terça (22), seu quadro piorou e ele passou por uma cirurgia de emergência, acabou em coma e não resistiu. Ele já havia sido internado por duas vezes em agosto do ano passado após sofrer um infarto. 

Nascido em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, na Paraíba, Suassuna cresceu no sertão paraibano e se mudou para o Recife com a família em 1942. Cursou a faculdade de direito, mas abandonou a profissão para se dedicar à literatura. Sua primeira pela foi Uma Mulher Vestida de Sol, de 1948.

Em 1955 lançou O Auto da Compadecida, obra que o projetou e que, em 1999, foi adaptada para a televisão por Guel Arraes. 

Suassuna, que foi vizinho de Miguel Arraes, um dos mais proeminentes políticos pernambucanos, trabalhou no governo de Eduardo Campos. O presidenciável do PSB, que governou o estado entre 2007 e 2014, é neto de Arraes.

Membro da Academia Brasileira de Letras, Suassuna teve seis filhos e 15 netos.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s