Continua após publicidade

Secretaria de São Paulo caça “morcegos vampiros” após suspeita de raiva

O caso mais recente ocorreu no município de Itararé; a doença pode ser transmitida para as pessoas

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 5 dez 2016, 13h43 - Publicado em 13 dez 2014, 11h16

Técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado percorrem furnas e cavernas da região de Itapeva, no sudoeste paulista, para caçar uma espécie de morcego que se alimenta de sangue. Esses pequenos mamíferos alados, conhecidos como “morcegos vampiros”, podem ser a causa de casos suspeitos de raiva que levaram à morte alguns bovinos na região.

+ Dez hoteizinhos para deixar seu cachorro no fim do ano

O caso mais recente ocorreu no município de Itararé, onde os agentes sanitários atuavam nessa sexta-feira (12). Em abril deste ano, surgiram casos suspeitos e pelo menos um bovino morreu com sintomas da doença. Amostras foram enviadas para análise, mas o resultado ainda não saiu. A Secretaria Municipal de Agricultura distribuiu um alerta à população. A raiva pode ser transmitida para pessoas e geralmente é letal, embora não haja registro de casos recentes.

De acordo com o médico veterinário César Augusto Batalha, do Escritório da Defesa em Itapeva, os morcegos hematófagos – que se alimentam de sangue – vivem em colônias abrigadas em locais úmidos e escuros. Nesses abrigos são instaladas armadilhas para a captura de alguns exemplares que são tratados com uma pasta venenosa e soltos em seguida.

Continua após a publicidade

+ Leão “rouba” câmera com a boca e capta imagens

Como os morcegos têm o hábito de se lamberem, um animal capturado leva à morte outros cinco ou seis. Esse controle se tornou necessário, segundo ele, em razão da falta de predadores na natureza – aves, como algumas espécies de coruja e de gavião.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.