Moema e Vila Nova Conceição: descubra curiosidades sobre a região

A área é uma das mais valorizadas da capital

Com casas de espetáculos que agitam a vida noturna e refúgios verdes procurados pelas famílias, Moema e Vila Nova Conceição formam uma das regiões mais valorizadas da capital. Confira algumas atrações.

O Boticário – Acredite na Beleza. Esta imagem abaixo foi escolhida pelos leitores de VEJA SÃO PAULO para representar a beleza dos bairros. Inspire-se nela e poste também suas fotos usando a hashtag #BelezaMoemaVilaNova

Paróquia Nossa Senhora Aparecida: fundada em 1933 pela Ordem dos Padres Salvatorianos (Mapio/Reprodução/Veja SP)

AO AR LIVRE

Parque do Ibirapuera: point para passeios e prática de exercícios (Thais Bittar/Veja SP)

Com muitas ruas arborizadas, Moema e Vila Nova Conceição abrigam praças e parques que proporcionam um clima familiar à vizinhança. Além disso, a região tem o privilégio de contar com a proximidade da principal área verde da capital. Confira abaixo opções de passeio a céu aberto por ali.

Parque das BicicletasO local se divide entre ciclovias, pistas para patins, skate, patinete e caminhadas. Há também um espaço exclusivo para quem ainda está aprendendo a andar de bicicleta.

Parque do IbirapueraUm dos atrativos é a Praça da Paz, que oferece mesas e bancos a quem procura um canto para piquenique. No “cachorródromo”, é liberado soltar a coleira dos pets.

Praça Pereira CoutinhoRecheada de árvores frutíferas, como jabuticabeiras e cajueiros, disponibiliza ainda um parquinho dedicado à criançada e uma boa pista para caminhadas.

ROTA DA MÚSICA

Bourbon Street: shows de estrelas do jazz e do blues (Mario Rodrigues/Veja SP)

Inaugurado em 1983, o antigo Palace funcionou até 2012 (já rebatizado de Citibank Hall) na Alameda dos Jamaris e abrigou apresentações dos mais variados artistas, desde Tom Jobim até Ramones. Confira casas de espetáculos que hoje mantêm a fama da região na música.

Ao Vivo MusicPróximo à Avenida Hélio Pellegrino, o espaço recebe músicos de estilos que vão do rock à bossa nova. Pelo
pequeno palco já passaram Céu, Fafá de Belém, Toni Garrido e Jair Rodrigues.

Bourbon StreetConstruído em um casarão dos anos 50, foi aberto em 1993 com show da lenda do blues B.B. King. Desde então, especializouse em receber nomes de peso, como Wynton Marsalis e Ray Charles.

TRILHO DO PROGRESSO

Bonde elétrico: da Praça da Sé até o bairro do Socorro,
na Zona Sul (Carlheinz Hahmann/Veja SP)

O povoamento da região teve início em 1882, com a construção da estrada de ferro entre São Paulo e o então município de Santo Amaro. Em 1906, os trens a vapor deram lugar aos bondes elétricos (foto), que partiam a cada quinze minutos da Praça da Sé até o bairro do Socorro, na Zona Sul, incluindo três paradas por ali. Foram extintos em 1967, quando a área começou a ganhar asfaltamento.

HOMENAGEM INDÍGENA

A Avenida Ibirapuera serve de divisa para a nomenclatura das ruas de Moema. Enquanto as placas até a Avenida Santo Amaro reú nem pássaros, do lado oposto, até chegar à Indianópolis, predominam palavras indígenas. Conheça alguns desses significados.

Jurupis: Faz referência aos índios extintos que viviam às margens do Rio Doce

Nhambiquaras: Tributo a grupo que habitava os sertões de Mato Grosso

Aratãs: A antiga Avenida Bartira passou a homenagear índios do Xingu em 1954

Açocê: No idioma tupi, a palavra significa “vencer”, “ir além” ou “abundância”

Veja também

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s