Nova estação do metrô, Vila Prudente é destino final da Linha Verde

Inaugurada dia (21), a 59º estação é a mais moderna da rede; no lugar das antigas catracas, portas de vidro automáticas

Uma boa notícia para quem usa transporte coletivo em São Paulo — e para quem não usa também. No sábado passado (21), o governo estadual abriu as portas de mais uma estação de metrô, a Vila Prudente, da Linha 2 – Verde. Localizado na Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo, na Zona Leste, o terminal vem funcionado das 9h30 às 15 horas, gratuitamente. A cobrança de bilhetes deverá ter início na primeira quinzena de setembro, quando os trens passarão a circular por ali das 4h40 da manhã à meia-noite.

Inaugurada pelo governador Alberto Goldman e pelo prefeito Gilberto Kassab, a nova estação é a 59ª do metrô paulistano. Outras duas estão prometidas para sair do papel ainda neste ano: Butantã e Pinheiros, da Linha 4 – Amarela. Para o próximo mês está prevista a interligação da Linha Verde com a Estação Tamanduateí, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Será possível, por exemplo, embarcar em Santo André, na Grande São Paulo, e chegar à Avenida Paulista em apenas dez minutos — hoje, por meio de ônibus e trem, esse mesmo trajeto demora no mínimo uma hora.

Se os prazos forem cumpridos, São Paulo chegará a 2011 com 71 quilômetros de trilhos subterrâneos, 2 quilômetros a mais que hoje. Os investimentos do governo estadual em transporte sobre trilhos, de 2007 a 2011, somam 23 bilhões de reais. Encravada em um terreno de 14 000 metros quadrados, o equivalente a dois campos de futebol, a Estação Vila Prudente é uma das mais modernas da rede. As antigas catracas deram lugar a portas de vidro automáticas de 1,80 metro de altura. Construída a 30 metros de profundidade, a plataforma de embarque e desembarque é vedada com paredes de vidro que se abrem apenas com a chegada dos trens, minimizando o risco de acidentes.

As escadas rolantes funcionam com velocidade de 0,75 metro por segundo — quando não há ninguém sobre elas, a velocidade cai para 0,25 metro por segundo. O motivo? Diminuir os gastos com energia elétrica. Pela mesma razão, o teto do edifício é completamente envidraçado. “Essa é uma das estações mais funcionais do mundo”, afirmou o governador.

Metrô Vila Prudente 2180

Metrô Vila Prudente 2180

Para que ela saísse do papel, foram retirados do canteiro de obras 84 000 metros cúbicos de terra, o suficiente para encher 6 000 caminhões, e utilizados 26 300 metros cúbicos de cimento, o equivalente a quase nove edifícios de vinte andares. Na última semana, cerca de 28 000 pessoas foram conferir a novidade. “A maioria dos visitantes que recebemos nos últimos dias é composta de curiosos”, diz Evaldo Mineov, supervisor- geral do terminal.

De acordo com os cálculos do Metrô, deverão circular pela estação 65 000 passageiros todos os dias. Esse número poderá crescer ainda mais em 2014, para quando está prevista a conclusão da Linha 15 – Branca, que vai ligar a Vila Prudente ao Jardim Tiquatira, na Zona Leste.

ONDE FICA O TERMINAL

Metrô Vila Prudente 2180

Metrô Vila Prudente 2180

Universo Subterrâneo

65 000 usuários deverão circular diariamente pelo Terminal Vila Prudente

3,3 milhões é o número de passageiros que utilizam o metrô todos os dias

69 quilômetros tem a malha metroviária da capital

23 bilhões de reais é o investimento previsto, de 2007 até 2011, pelo governo estadual para ampliar as linhas do metrô e da CPTM

142 trens circulam pela malha metroviária paulistana

Fonte: Companhia do Metropolitano de São Paulo

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s