Médicos dão dicas de saúde e bem-estar no Facebook

Os especialistas da metrópole que usam as redes sociais para dar dicas e tirar dúvidas dos pacientes-seguidores

 

O médico Drauzio Varella ficou bastante conhecido nos últimos tempos por suas aparições na televisão e pelo lançamento de best sellers como Estação Carandiru. Apartir de 2010, criou canais para se comunicar diretamente com o público na internet. O investimento o transformou em um dos profissionais de saúde com maior ibope na rede.

+ Blog: Pergunte ao Doutor

Uma equipe de seis pessoas o ajuda a manter atualizados seu site oficial (drauziovarella.com.br) e a página no Facebook com mais de 1,5 milhão de fãs. Nesses espaços, o oncologista não se limita a falar a respeito de sua área de especialidade. Ele discorre também sobre assuntos que vão de alertas para a retenção de líquido a novidades no tratamento da aids.

Um dos posts recentes de maior sucesso, publicado no mês passado, que falava sobre calor e enxaqueca, teve mais de 13 000 curtidas e 7 500 compartilhamentos. “Graças às informações que circulam no mundo virtual, as pessoas chegam mais esclarecidas ao consultório e conseguem expor melhor o problema pelo qual estão passando”, afirma Varella.

+ 55% dos médicos recém-formados no estado são reprovados em exame

Quando os pacientes começaram a recorrer à internet para poder discutir questões de saúde com os especialistas, o fenômeno, batizado de “DoutorGoogle”, chegou a incomodar alguns profissionais da área. O caso de Drauzio Varella e de outros colegas mostra como os médicos estão virando o jogo a seu favor.

Em vez de ficarem incomodados com os questionamentos, eles agora usam a ferramenta para divulgar notícias importantes e, é claro, os próprios serviços. Entre os que merecem ser seguidos no Facebook estão nomes como o cardiologista Sergio Timerman, do Instituto do Coração (Incor), e o endocrinologista Alfredo Halpern. O ginecologista e obstetra Renato Kalil levanta outro aspecto importante a respeito da exposição domédico na internet.

Ele acredita que, ao compartilhar seu conhecimento na rede, o terapeuta acaba sendo comparado com os pares e é cobrado a se atualizar constantemente. “Isso faz com que os profissionais estejam sempre estudando e buscando alternativas”, acredita. Em seu perfil, além de tirar muitas dúvidas sobre questões relacionadas à gravidez, Kalil divulga uma infinidade de artigos a respeito da saúde da mulher.

Esse tipo de iniciativa representa um alento em meio a um manancial de informações imprecisas disponíveis na rede, mas as orientações não podem ter caráter de consulta. Os médicos, aliás, são proibidos de prestar atendimento on-line. “O profissional até pode comentar um caso, mas precisa deixar claro que é sempre necessário passar por um especialista”, explica Lavínio Nilton Camarim, da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

Desrespeitar o código de ética, quebrando o sigilo do paciente ou divulgando fotos de antes e depois dos tratamentos, pode levar a punições. “O sensacionalismo, a autopromoção e as promessas de resultados não podem acontecer porque configuram concorrência desleal com os colegas de profissão”, ressalta Lavínio.

Mariana Perroni

Mariana Perroni

Especialista em medicina intensiva dos hospitais Samaritano e Leforte, Mariana Perroni mantém a página “Palpitação” no Facebook, dedicada a compartilhar informações com pacientes e estudantes. Mariana consegue aplicar uma boa carga de humor na discussão de temas como diabetes, sedentarismo, tabagismo e a necessidade de hidratação em dias quentes.

O perfil foi criado em 2012 para ajudar a divulgar o blog homônimo. Suas sacadas para falar sobre assuntos importantes, acredita ela, são uma maneira de combater a imagem santificada do médico no imaginário popular. “O paciente não pode se intimidar com o jaleco e deixar de relatar coisas indispensáveis no momento de uma consulta”, afirma. “A internet é uma ferramenta essencial para ajudar a mudar essa situação.”

Quem está no Facebook

Outros profssionais que merecem ser curtidos

alfredo

alfredo

Alfredo Halpern, endocrinologista e integrante da equipe do programa Bem Estar, da Globo, tem mais de188 000 curtidas

Ana Escobar

Ana Escobar

Com mais de1,8 milhão de fãs, a pediatra Ana Escobar, autora dos livros Boas-Vindas, Bebê 1 e 2, ajuda pais, avós e cuidadores

Fabio Atui

Fabio Atui

Em sua página, o cirurgião Fabio Atui dá dicas para evitar problemas no aparelho digestivo

Sergio Timerman

Sergio Timerman

O cardiologista Sergio Timerman faz alertas sobre a saúde do coração em seu perfil na rede social

Renato Kalil

Renato Kalil

O ginecologista e obstetra Renato Kalil tem uma página na qual esclarece dúvidas e compartilha artigos médicos

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s