Continua após publicidade

Marginal Tietê terá complexo viário de 300 milhões de reais

Ponte vai ligar a Lapa, na Zona Oeste, a Pirituba, na Zona Norte

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h42 - Publicado em 13 mar 2015, 14h01

A prefeitura de São Paulo vai construir mais uma ponte sobre a Marginal Tietê – entre Pirituba, na Zona Norte, e Lapa, na Zona Oeste, ligando os dois lados da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. A licitação será lançada dentro de um mês. 

A obra integra o chamado Arco do Futuro – pacote de ações para o desenvolvimento da região da Marginal do Tietê proposto por Fernando Haddad (PT) durante a campanha eleitoral de 2012. O projeto, no entanto, é uma adaptação de uma promessa antiga feita à população, renovada por todos os prefeitos desde a gestão Luiza Erundina (1989-1992).

+ Projetos imobiliários que estão brotando na Marginal Pinheiros

Em tempos de ajuste fiscal no governo federal, que afeta obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o complexo viário, estimado em ao menos 300 milhões de reais, será construído com recursos da Operação Urbana Água Branca. Só a ponte terá um teto de gasto estimado em 70 milhões de reais. O custo sobe por causa de obras auxiliares, como drenagem urbana e readequação da via, desde as imediações do Tietê Plaza Shopping, no lado de Pirituba, até a estação Lapa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), onde o pequeno túnel existente na via, de apenas uma faixa, dará lugar a uma pista com quatro faixas.

Continua após a publicidade

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, ainda destacou a previsão de um corredor de ônibus na avenida. “Vai diminuir o tempo de viagem entre Pirituba e Lapa em 20 minutos”, afirmou.

Ao ressaltar a infraestrutura de transporte público na via e na ponte, o secretário tenta diferenciar a obra das últimas grandes intervenções na Marginal, entregues em 2010. Após dois anos de obras, a via ganhou mais uma pista nos dois sentidos e três pontes – uma delas, a Ponte Governador Orestes Quércia, chamada de “Estaiadinha”, é subutilizada até hoje. “Vamos eliminar quase todos os semáforos na ligação até o Terminal Lapa, criando um corredor expresso para os ônibus”, disse Garibe.

+ Cinquenta programas para ir de metrô

Continua após a publicidade

Etapas

Para começar a tirar o projeto do papel, a Prefeitura ainda tem de obter aprovações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da CPTM e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), todos do Estado. Os órgãos exigem o projeto executivo, que ainda está sendo feito, mais detalhado para emitir as autorizações.

O financiamento também dependerá do humor do mercado, especialmente do setor da habitação, para ser viabilizado. Isso porque, segundo o secretário, a Prefeitura deverá avaliar a disposição das incorporadoras em lançar empreendimentos antes de iniciar o leilão dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) que bancarão a obra.

Continua após a publicidade

Cepacs são papéis negociados na Bolsa de Valores que dão ao proprietário o direito de construir prédios com área maior do que o comum na região da Operação Urbana – no caso, Água Branca, Perdizes e Barra Funda. A venda é feita por meio de leilão. O anúncio ao mercado do início da primeira distribuição desses títulos foi feito no dia 3 deste mês. A arrecadação esperada é de, no mínimo, 1,1 bilhão de reais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.