Procon lança “Manual dos Noivos”

Cartilha contém dicas para evitar que o casamento termine em “tragédia”

Sonho realizado, conto de fadas, noite inesquecível. Era isso que, como todas as noivas, Juliana Friedenreich esperava de seu casamento. Pesadelo, filme de terror, dia para esquecer foi o que sobrou da comemoração. O martírio começou após a cerimônia, já na porta do bufê. O espumante para o brinde, que seria servido assim que os noivos desembarcassem, havia se extraviado e o casal teve de esperar quarenta minutos no banco de trás do carro. “Era só o início do drama”, conta a noiva, que vai às lágrimas ao lembrar o que aconteceu. “Nem vejo as fotos desse dia”, ela diz.


+ Confira mais dicas do Manual dos Noivos, do Procon

+ Saiba como preparar o seu casamento
+ Claudia Matarazzo: conforto para noivas custa caro

A festa foi uma sucessão de pequenas catástrofes. O barman não apareceu e só havia cerveja e refrigerante sem gelo. A equipe de limpeza era insuficiente e o pai da noiva teve de entrar na cozinha para lavar copos, enquanto convidados bebiam direto na garrafa. A rede elétrica não suportava a fritadeira para os salgadinhos e a aparelhagem do DJ ligadas ao mesmo tempo. Tamanhos contratempos ocorridos na cerimônia realizada em 2009 terminaram numa discussão que ainda corre na Justiça. Os representantes da Casa Bella, responsável pelo serviço, dizem que os noivos levaram convidados em excesso e culpam a falta de estrutura do Bufê Aurora (procurada, a empresa não quis comentar o assunto).

Esse tipo de problema ocorre com tanta frequência que o Procon acaba de lançar o “Manual dos Noivos”, um guia de orientação para quem está planejando subir ao altar. “Um contrato bem amarrado é o primeiro passo para evitar problemas”, ensina Patrícia Álvares Dias, assistente de direção do órgão. Mas há medidas úteis que também podem ser tomadas para evitar transtornos com a lista de presentes e o aluguel das roupas, entre outros detalhes. O balcão do Procon registra reclamações de toda a cadeia de profissionais e empresas do mercado de serviços casamenteiros. “Não há um deles que seja mais problemático”, afirma Patrícia. A lista de defeitos que podem ocorrer é igualmente extensa. Há lapsos curiosos relatados, como o do DJ que, por engano, colocou um CD infantil da Xuxa quando os noivos deixavam a igreja.

Foto casamento Dan e Luana - 2221

Foto casamento Dan e Luana – 2221

Nos últimos tempos, têm se tornado cada vez mais comuns as festas que sofrem com os estragos causados pela chuva, razão pela qual vale se informar sobre o histórico do salão em temporais. A publicitária Cíntia Costa está entre as que se casaram sob tempestade. Sua cerimônia ocorreu em 2009, na Granja Julieta. Primeiro ela teve de enfrentar um apagão na igreja — só sobrou o equipamento do cinegrafista para iluminar o enlace. No salão, goteiras apareceram e os convidados arregaçaram as mangas para secar a pista de dança com rodos e panos de chão. “Quando cheguei, não entendi por que estava todo mundo suado”, conta a noiva, que depois de viver os percalços na própria pele criou o blog Planejando Meu Casamento, com dicas sobre o assunto.

Michele Nakahata - 2221

Michele Nakahata – 2221

 Com Michele Nakahata o problema foi o buquê. “Não é que veio errado, veio pequeno, parecia um buquê de dama de honra.” Após muita correria, ela conseguiu um novo arranjo, mas apenas alguns instantes antes de subir ao altar. Motivo maior para se chatear teve o casal Luana e Dan Ferreira. No dia seguinte à festa, roubaram a câmera do fotógrafo contratado e várias imagens se perderam para sempre. Resultado: parte do álbum foi montada com imagens tiradas do vídeo. “Qualquer contratempo, por menor que seja, fica marcado para sempre na vida dos casais”, afirma Fernanda Pradella, da Della Eventos, uma das empresas especializadas na organização de casamentos. Por isso, conforme mostra a experiência do Procon, vale investir todo o tempo nos cuidados para garantir um final feliz.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s