Livro retrata época de carros movidos a carvão

Houve um tempo em que os carros eram equipados com um trambolho na traseira que mais parecia uma churrasqueira. Automóveis assim circularam nas ruas paulistanas entre 1942 e 1945, durante a II Guerra Mundial. Por causa de um racionamento de gasolina, o país adotou o gasogênio, aparelho capaz de queimar carvão e transformá-lo em monóxido de carbono. O combustível alternativo foi usado até em corridas automobilísticas. Inaugurado em 1940, o Autódromo de Interlagos sediou provas com carros movidos a gasogênio. Numa delas, em 1944, o piloto Chico Landi sagrou-se campeão com seu Buick Amélia. Episódios como esse são narrados no romance histórico Alarm!, do jornalista Roberto Muylaert, que conta a preparação da cidade para a guerra sob o ponto de vista do tripulante de um submarino nazista.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s