Continua após publicidade

Livro narra quatro décadas de planejamento urbano da macrometrópole

Ligada ao governo do estado, a Emplasa comandou projetos para interligação de uma região que engloba capital, litoral, Vale do Paraíba e Campinas

Por Mauricio Xavier [com reportagem de Silas Colombo]
Atualizado em 5 dez 2016, 13h40 - Publicado em 26 dez 2014, 22h00

De uma pequena província com menos de 70 000 habitantes em 1870, São Paulo tornou-se a cidade mais populosa do país na metade do século seguinte. Desde então, o crescimento acelerado extrapolou os limites da capital e serviu de referência para o desenvolvimentodos municípios vizinhos.

Ao longo das últimas quatro décadas, os projetos de infraestrutura para a interligação desse conglomerado urbano estiveram a cargo da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).

O órgão ligado ao governo do estado foi o responsável por cunhar o termo “macrometrópole” para definir a área que compreende São Paulo, ABC, Santos, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Piracicaba, um território com mais de 30 milhões de habitantes.

 

A história do progresso dessa região e do trabalho da companhia está no livro Emplasa: 40 Anos de Planejamento Metropolitano, lançado neste mês. Entre outros registros interessantes, a obratraz imagens da construção da Avenida 9 de Julho e dos primórdiosda operação da Via Anchieta.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.