Legado de padre Anchieta continua pela cidade 460 anos depois

Beatificado na década de 80 e canonizado nesta quinta, o jesuíta é uma das figuras mais importantes da história de São Paulo

Há 460 anos, um grupo de treze jesuítas chegou na recém-descoberta colônia portuguesa com a missão de transmitir o cristianismo. Entre eles estava José de Anchieta, padre que fundaria junto com Manoel da Nóbrega o Colégio de Sâo Paulo de Piratininga, o marco da fundação da cidade. Nesta quinta-feira (3), Anchieta foi canonizado pela Igreja Católica, por meio de um decreto do papa Francisco, o primeiro pontífice pertencente à Companhia de Jesus.

+ 460 programas para fazer em São Paulo antes de morrer

Nos 43 anos que viveu no Brasil, padre Anchieta foi responsável pela catequização de indígenas e pela criação de escolas e cidades em todo o Brasil. Além do Pátio do Colégio, seu legado na capital paulista é especialmente importante, nos mais diversos âmbitos, do urbano ao cultural.

Urbanismo

Quando padre Anchieta chegou em Piratininga não existiam construções. Coube a ele e seus companheiros criarem uma rede urbanística que, em alguns casos, guarda a mesma configuração até hoje. Segundo o urbanista Benedito Lima de Toledo, há aldeamentos criados na época que são tipicamente jesuíticos. Bairros como São Miguel Paulista, Pinheiros, Ibirapuera e cidades como Carapicuíba e Itaquaquecetuba são alguns exemplos. “São construções muito interessantes, com espaço livre na frente, onde a comunidade se reúne, com as habitações em volta e a igreja ao centro.” Em São Miguel Paulista, a capela de São Miguel Arcanjo erguida em 1622 foi restaurada recentemente e guarda algumas relíquias artísticas e históricas.

 

Cultura

Em cartas enviadas a Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, padre Anchieta revelava um pouco do cotidiano na vila de Piratininga. Ele contava em seus relatos, por exemplo, as técnicas utilizadas para a catequização, como teatro e música. “Podemos dizer que ele escreveu as primeiras obras teatrais e musicais do Brasil”, explica o historiador Luís Soares de Camargo, do Arquivo Histórico de São Paulo. No acervo há diversos volumes que reúnem algumas dessas cartas, além de poemas.

Educação

Durante muito tempo, falava-se em Piratininga a língua geral, uma mistura de português, guarani e espanhol. De acordo com o jornalista e escritor Levino Ponciano, padre Anchieta foi o responsável pela criação da primeira gramática do Brasil. “Os moradores só falavam português quando saíam da vila. Tinha que encontrar uma forma simples para haver uma língua que todos entendessem.” A vocação para educação dos jesuítas está, inclusive, até hoje em São Paulo. Duas escolas pertencentes à Companhia de Jesus existem na cidade: os colégios São Luís e São Francisco.

colegio sao luis

colegio sao luis

Criação da cidade

O legado mais importante é São Paulo. Levino Ponciano conta que a decisão de subir a Serra do Mar em direção ao que viria a ser a cidade ia contra a própria coroa portuguesa e a Companhia de Jesus, que acreditavam ser melhor manter a missão evangelizadora na costa. “Era uma empreitada de loucos, que enfrentaram diversos obstáculos para chegar a este local.” De acordo com o jornalista, existe inclusive uma explicação mítica para a escolha da área onde se fundaria a vila. “A região do Pátio do Colégio era um lugar sagrado para os indígenas, havia inclusive três cemitérios por ali. Os jesuítas se lançaram àquela área para não sair.”

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s