Continua após publicidade

Justiça ordena reintegração de posse da USP Leste

Não há data definida, mas a polícia pode retirar os alunos do campus a qualquer momento

Por Nataly Costa
Atualizado em 5 dez 2016, 15h35 - Publicado em 10 out 2013, 21h00

A Justiça de São Paulo determinou nesta quinta-feira (10) a reintegração de posse da USP Leste. O câmpus, localizado na Zona Leste da capital, está ocupado por ceca de 60 estudantes desde a quinta-feira (3), um dia depois de os estudantes do câmpus principal, na Zona Oeste, invadirem a reitoria em protesto contra as eleições indiretas para reitor. 

A universidade entrou com dois pedidos de liminar na Justiça para reaver a posse tanto da reitoria do câmpus principal como da diretoria da USP Leste. A 12ª Vara de Fazenda Pública negou o primeiro pedido e a 5ª Vara de Fazenda Pública deferiu o segundo. De acordo com o tribunal de Justiça de São Paulo, não há data para reintegração – que deve acontecer por meio da Polícia Militar. Segundo a USP, no entanto, a reintegração pode ser feita a qualquer momento. 

Na decisão, a juíza Carmen Cristina F. Teijeiro e Oliveira, da 5ª Vara, diz que “os estudantes, antes de exigir uma postura democrática da reitoria da Universidade, pautar-se também com democracia” e cita os prejuízos causados com o fechamento da diretoria por uma semana. “Reputo não existir justificativa plausível para qualquer espécie de invasão e ocupação de prédios públicos, notadamente como a que se verifica no caso em exame, prejudicando o funcionamento da Universidade, bem como impedindo servidores de cumprirem a sua carga horária, outros estudantes de frequentar regularmente as aulas e, quiçá, gerando depredação do patrimônio público”. 

O câmpus da USP na Cidade Universitária continua ocupado. 

Continua após a publicidade

 

Contaminação

A USP Leste tem 4,8 mil alunos e dez cursos graduação. Uma parte deles invadiu a sede da diretoria da unidade, não apenas em apoio à ocupação da reitoria como em protesto por melhores condições ambientais na universidade. Há um mês, o câmpus da Zona Leste foi autuado pela Cetesb contaminação de gás metano no solo. Alunos e professores fizeram greve por dois dias. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.