John Cassavetes é relembrado em mostra na Cinemateca

Cinco dos principais filmes do pai do cinema independente norte-americano estão na programação

Depois de uma mostra no Sesc Santana, John Cassavetes (1929-1989), considerado o pai do cinema independente norte-americano, ganha uma retrospectiva na Cinemateca com cinco de suas obras mais emblemáticas.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

A mostra começa na próxima terça (15) e abre com “Sombras” (1959), primeiro longa de Cassavetes, considerado um dos marcos do cinema moderno norte-americano. Ainda estão na programação “Faces” (1968), “Uma Mulher Sob Influência” (1974) e “Noite de Estreia” (1977), todos protagonizados por Gena Rowlands (com quem o cineasta se casou em 1954), além de “A Morte de um Bookmaker Chinês” (1976), estrelado por Ben Gazzara, ator falecido recentemente.

Cassavetes fez parte de um seleto grupo de cineastas, os Hollywood Mavericks, como Orson Welles e Sam Peckinpah, famosos por serem avessos à indústria e rodarem suas produções em meio a atritos com os grandes estúdios.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s