Continua após publicidade

Presos ateiam fogo em colchões no Cadeião de Pinheiros

Não houve reféns, mas alguns ficaram feridos. Local tem vaga para 2 176 detentos, mas conta hoje com quase 5 000

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jul 2017, 20h18 - Publicado em 24 jul 2017, 13h03

Um incêndio foi registrado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, também conhecido como Cadeião de Pinheiros, na Zona Oeste, na tarde desta segunda-feira (24). Procurada, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que os detentos colocaram fogo em colchões. Eles também abriram um buraco entre os pavilhões I e IV.

Segundo a SAP, ninguém foi feito refém, mas alguns presos ficaram feridos. Eles foram atendidos na enfermaria da própria unidade.

As pistas da Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, chegaram a ser fechadas por carros da polícia no momento do incêndio. Às 19h30 de segunda-feira, a pista local no ponto em frente ao cadeião continuava interditada.

O Corpo de Bombeiros informou que o chamado foi realizado às 12h30 e três viaturas seguiram para o local. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi acionado e entrou na unidade para restabelecer a ordem. De acordo com a SAP, treze presos seriam levados ao local nesta segunda; porém, devido à manifestação, eles foram remanejados para outras unidades prisionais.

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe o motivo da rebelião. A SAP afirmou, por meio de nota, que a unidade prisional instaurou “procedimento apuratório”. A Corregedoria Administrativa da SAP também vai apurar o caso.

O CDP enfrenta atualmente uma superpopulação. São 4 942 detentos para apenas 2 176 vagas. O setor Pinheiros I, onde aconteceu a rebelião, no momento abriga 1383 presos, mas só tem 521 vagas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.