Igreja Nossa Senhora da Consolação: pintura resistente

Paredes, cúpulas e telas têm belas imagens ameaçadas pela infiltração

Fica na Rua da Consolação, ao lado da Praça Franklin Roosevelt. O projeto também é de autoria do arquiteto alemão Maximillian Hehl, que o realizou quase simultaneamente à construção da Catedral da Sé. Apesar disso, o estilo é neo-românico [gênero que recria a arquitetura românica do século X, marcado por construções rigorosas, com paredes grossas] e possui características medievais, que precedem o período gótico. Em 2004, passou por um intenso processo de reforma. Seus vitrais foram trocados (e continuam em ótimas condições) e o altar principal, a fachada e a sacristia foram restaurados. É uma pena que a pintura interna continue prejudicada por um grave problema de infiltração.

Por que ir: a estrela é a pintura interna. Sua beleza resiste, apesar de ameaçada pela infiltração. Além das belas imagens nas cúpulas e nas paredes, há telas assinadas por grandes nomes da arte brasileira como Benedito Calixto e Oscar Pereira da Silva. Se interessar, o local abriga ainda um pequeno bazar repleto de obras religiosas como terços, bíblias, camisetas e imagens.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s