Continua após publicidade

Haddad anda de bicicleta com ‘pai’ da mountain bike

Gary Fisher disse ao prefeito para não desistir de política a favor da mobilidade urbana

Por Veja São Paulo
Atualizado em 12 nov 2018, 18h15 - Publicado em 30 out 2014, 14h39

O prefeito Fernando Haddad (PT) se encontrou na manhã desta quinta-feira (30) com um dos criadores da mountain bike e um dos principais designers de bicicleta do mundo, Gary Fisher, que está no país desde a semana passada. Ambos se encontraram na frente do Centro Cultural São Paulo, na Zona Sul, por volta das 8h15, e desceram, de bicicleta, até a sede da prefeitura, no centro.

+ Estação Fradique Coutinho da Linha 4 será inaugurada dia 15

+ Haddad toca guitarra em inauguração de clube e via assunto nas redes sociais

Um grupo de cicloativistas, como Daniel Guth e Renata Falzoni, os acompanhou. O trajeto escolhido passou pela Rua Vergueiro, Praça da Sé e Rua Líbero Badaró — todos trechos que já contam com ciclovias instaladas pela atual gestão municipal.

Continua após a publicidade

Haddad recebeu Fisher em seu gabinete, no quinto andar da sede da prefeitura, onde tomaram uma xícara de café e um copo de água. Os dois conversaram, em inglês, sobre a taxação das bicicletas e a mudança da concepção exclusivamente automobilística das cidades, que prevalece no Brasil nas últimas décadas.

+ Linha 4-Amarela do Metrô ficará fechada integralmente neste domingo

O prefeito disse que Fisher lhe afirmou que a questão do incentivo ao uso de bicicletas e outros modais passa pela saúde pública, por prevenir doenças relacionadas ao sedentarismo, como a obesidade, cada vez mais comum na sociedade brasileira. “Ele corretamente está dizendo que estamos gastando uma montanha de recursos públicos em saúde, quando poderíamos ter ações preventivas e de promoção da saúde em que a bicicleta pudesse fazer parte de um outro cenário.

Continua após a publicidade

Também foram discutidos impostos que incidem sobre a bicicleta (estudos mostram que eles chegam a mais de 50% do valor de uma bicicleta no País) e Haddad os considerou “irracionais”. “Estamos numa campanha de diminuir os impostos sobre a bicicleta, que são estaduais e federais, porque ela pode ficar muito mais barata no Brasil e todo o mundo ter uma, e quando você tem uma você sempre olha para ela e pensa ‘Será que posso sair de casa de bicicleta?’ É uma política lucrativa do ponto de vista do transporte público: você vai gastar menos com saúde do que uma eventual perda de impostos.”

+ Nova ciclovia ligará o centro de São Paulo a Itaquera

O petista afirma ter ouvido conselhos de Fisher no sentido de continuar com a política de incentivo ao uso de bicicletas, ônibus e outros meios de transporte que não o carro e a moto. “O que ele mais insistiu é que nós insistamos. Ele falou: ‘Não desista, porque no começo vai ter uma oposição e as pessoas vão reagir. São 50, 60 anos no paradigma exclusivo para o carro, onde o pedestre, o ciclista e o transporte público não têm vez. Não adianta exigir que as pessoas compreendam isso imediatamente, mas se vocês insistirem, vão ganhar o debate, porque não há alternativas para as cidades.'”

Continua após a publicidade

Atualmente, a cidade tem cerca de 160 km de ciclovias, dos quais em torno de 100 km foram criados desde junho, quando a Prefeitura decidiu investir mais em vias só para o deslocamento de bicicleta. A intenção de Haddad é ultrapassar a marca de 400 km até o fim de 2015. (Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.