Guia das cervejas premium

Em 2010, paulistanos consumiram cerca de 5 milhões de litros das bebidas importadas ou de microcervejarias

Cerca de 370 milhões de litros de cerveja foram consumidos na cidade no ano passado, segundo estimativas da presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte, Cilene Saorin. É como se cada paulistano adulto tivesse bebido 55 litros — o equivalente a 157 latinhas. Desse montante, 5 milhões de litros (ou 1,5%) referem-se a produtos importados ou vindos de microcervejarias brasileiras.

Embora representem uma parcela muito pequena do mercado e não incomodem as grandes cervejarias nacionais, os rótulos premium definitivamente se alastraram por balcões de bar, prateleiras de lojas e gôndolas de supermercado. Há hoje em São Paulo pelo menos 400 deles — quatro vezes mais do que dez anos atrás. São delícias fermentadas das mais variadas nacionalidades, estilos e sabores.

Inspirada numa reportagem da edição nova-iorquina da revista “Time Out”, VEJA SÃO PAULO elaborou um roteiro com os melhores bares e restaurantes para degustá-las, endereços especializados, cursos sobre o tema e dicas espertas.

1/6
Vindas de países como Austrália e Jamaica, bebidas têm característica diversas ( / Cervejas importadas: dez novidades que acabaram de chegar a São Paulo)
4/6
Alunos aprendem sobre história e saem capacitados a fazer harmonizações e a montar cartas ( / Cursos formam sommeliers especializados em cerveja)
6/6
Comparação leva em conta cinco quesitos, de aparência a paladar ( / Sommelière Cilene Saorin explica diferenças entre tipos de cerveja)
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s