Continua após publicidade

Gui Amabis canta memórias de família

Em seu primeiro disco-solo, artista transforma em canções as histórias de seus antepassados

Por Carol Pascoal
Atualizado em 5 dez 2016, 17h52 - Publicado em 6 ago 2011, 00h50

Paulistano de 34 anos, casado com a cantora Céu, Gui Amabis é cantor, além de trabalhar como compositor e produtor. Na terça (9), ele apresenta na Choperia do Sesc Pompeia seu primeiro álbum-solo, Memórias Luso/Africanas, inspirado em lembranças de sua família. Tudo começou quando a imigrante portuguesa Dona Firmina dos Prazeres, sua avó materna, morta em 2006, passou a perder a memória devido à doença de Alzheimer.

Ele, então, transformou as histórias contadas por ela sobre sua vinda para o Brasil, após a I Guerra, e o trabalho em lavouras no interior do país em letras, presentes na maioria das faixas do álbum. A elas foram adicionadas características de seu lado paterno — Gui descende de escravos vindos da África. “A sonoridade lusitana e a africana são próximas, e as duas falam de lamento”, explica.

+ Após confusão no Facebook, Ed Motta volta ao palco do Sesc Pinheiros

+ Mais shows em São Paulo

Continua após a publicidade

+ Xaveco Virtual: nossa ferramenta para paquerar no Twitter

A experiência adquirida ao produzir trilhas sonoras para filmes como “Bruna Surfistinha” (2011) e “Quincas Berro D’Água” (2010) revelou-se importante na hora de musicar a própria vida. “No cinema, você aprende muito sobre sons e texturas. Isso ajudou a fazer os arranjos sozinho”, diz. Uma competente banda, formada por Lucas Santtana (flauta), Regis Damasceno (baixo e guitarra), Dustan Gallas (teclados e guitarra), Samuel Fraga (bateria) e Marcelo Cabral (baixo), o acompanha no palco.

Convidados especiais enriquecem os vocais. Céu interpreta “Doce Demora”, uma bela canção em homenagem à filha do casal, Rosa Morena, de 3 anos. Outro bom momento promete ser a participação do talentoso rapper Criolo em “Para Mulatu”. Laura Lavieri também integra o time com o tema “Sal e Amor”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.