Greve de ônibus em Sorocaba é ampliada

Os motoristas reivindicam aumento de salário. Em audiência de conciliação realizada no tribunal, na quinta-feira (6), não houve acordo.

Depois de treze dias de paralisação parcial, sem acordo, a greve no transporte coletivo de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi ampliada, na manhã desta terça-feira (11). Os ônibus da Consor, uma das duas empresas que operam o serviço, não saíram das garagens, contrariando decisão judicial que determina 50% da frota em operação o dia todo e 70% nos horários de pico.

A greve total pegou de surpresa os usuários de cinquenta linhas operadas pela Consor, principalmente na Zona Norte. Trabalhadores que seguiam para o trabalho ficaram a pé em pontos de ônibus e terminais de embarque.

A Urbes Trânsito e Transportes, órgão municipal de trânsito, culpou o sindicato pelo descumprimento. Já o sindicato alegou que a empresa impediu os motoristas de saírem com os ônibus da garagem, o que foi negado pela Consor. A Urbes registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e informou que vai reiterar o pedido de ilegalidade da greve.

Os motoristas reivindicam aumento de salário. Em audiência de conciliação realizada no tribunal, na quinta-feira (6), não houve acordo.

A tutela de urgência fixada pelo juiz relator Hamilton Scarabelin, de 4% de aumento real, vale-refeição de 21reais e participação nos lucros de 1 500 reais, foi aceita pelas empresas. Os motoristas não aceitaram: querem além dos 4%, mais 1,57% a partir de setembro e participação nos resultados de 1600. O julgamento da greve está marcado para 9 de agosto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Robert Willian

    Uma vergonha, tantos usuários que pagam uma das tarifas de ônibus mais caras do Estado de São Paulo tem que passar por isso durante todos esses dias, é lamentável, sem falar no prefeito que só pensa em criar cargos comissionados para funcionários sem diplomas, é o fim de Sorocaba durante esse mandato.