Dezenove músicos são demitidos da Orquestra do Theatro São Pedro

No lugar deles entrarão 22 alunos de escola de música. Crise econômica é a justificativa, segundo a Secretaria da Cultura do Estado

Dezenove músicos foram demitidos nesta segunda-feira (8) da Orquestra do Theatro São Pedro (Orthesp), que completa cem anos em 2017. No lugar deles entrarão 22 alunos da Escola de Música do Estado Tom Jobim. Segundo a Secretaria da Cultura do Estado, em razão da crise econômica, os programas da pasta vêm passando por ajustes “sem causar prejuízo à população, nem alterar a qualidade da programação oferecida”.

Com essa substituição, a orquestra passará a ter 55 músicos. Antes eram 52. Segundo a pasta, três dos profissionais desligados já possuem contrato com a Organização Social Santa Marcelina Cultura, nova gestora do teatro.

Na página do Facebook “Músicos da Orquestra do Theatro São Pedro”, foi publicado um texto, no último dia 8, com um manifesto contra a medida. “Qual é a lógica no corte de empregos de músicos profissionais? Consiste em uma descaracterização da profissão, privilegiando os sub-empregos, lamentavelmente uma tendência no cenário musical nacional atual”, diz trecho.

“É muito triste que um projeto tão bem sucedido quanto o do São Pedro, que nesses últimos anos atingiu um nível de qualidade muito alto e desenvolveu uma nova maneira de fazer ópera no Brasil, seja desmontado”, disse o maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do teatro e da orquestra, em vídeo publicado na rede social na última segunda-feira (8) (assista ao vídeo abaixo).

Em fevereiro deste ano, foram demitidos músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Eles chegaram a realizar atos contra a decisão do governo e criaram uma página no Facebook, chamada SOS Banda Sinfônica, que hoje tem mais de 19 000 seguidores.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s