Continua após publicidade

Estabelecimentos distribuem brindes pelo Foursquare

Rede social da moda permite ao usuário apontar sua localização exata; ideia é estimular a frequência dos clientes adeptos

Por Manuela Nogueira
Atualizado em 5 dez 2016, 18h08 - Publicado em 22 abr 2011, 00h45

Um dos hits mais recentes da internet, o Foursquare é uma rede social que permite a um usuário mostrar a localização exata onde está no momento (ou pretende estar logo), facilitando o encontro com outros amigos conectados ao site nas redondezas. O programa, que já acumulou 6,5 milhões de usuários no mundo, confere o título de “prefeito” à pessoa que mais registrar sua visita a um lugar, seja ele um restaurante, uma loja, um prédio comercial ou até mesmo uma rua. Nos Estados Unidos, gigantes como Starbucks, Gap e Diesel promovem ofertas para os que mais marcam presença em suas unidades. Nos últimos tempos, vários estabelecimentos paulistanos copiaram a receita para estimular a frequência dos clientes e estreitar a relação com os mais assíduos, oferecendo uma série de prêmios. No bar Melograno, por exemplo, é possível ganhar um chope Bamberg Pilsen depois de três passagens por lá. Outras casas, como a pizzaria 1900 e o Zena Caffè, oferecem desconto de 10% a quem mais bate cartão nos estabelecimentos durante a semana (veja abaixo).

O chef Carlos Bertolazzi, sócio do Zena Caffè, ouviu falar dessa história pela primeira vez em 2010, num evento em Chicago voltado para donos de restaurantes. Ele participou de uma palestra com Tristan Walker, diretor de negócios do Foursquare, e ficou entusiasmado. “Antes mesmo de voltar ao Brasil, eu quis bolar uma promoção em parceria com o programa”, afirma. No Zena, a briga pela “prefeitura” é acirrada. Atual ocupante do cargo, a publicitária Andrea Mendes vai ao restaurante três vezes por semana. “Às vezes apareço no almoço e no jantar”, conta. Sua marca causa inveja aos ex-donos da coroa — quando um usuário se torna líder, ganha um selo virtual com esse símbolo. Mas, afinal, o que garante que o registro da visita não foi feito por algum espertinho que passa em frente ao lugar, mas nem entra na casa, enganando o satélite? Por enquanto, nada. “É por isso que ainda estamos cautelosos com as promoções, testando-as em apenas uma unidade”, diz Erik Momo, sócio da rede de pizzarias 1900.

OFERTAS ESPECIAIS

1900 Pizzeria (apenas na Rua Sócrates)

Desconto de 10% para o “prefeito”


America

Continua após a publicidade

Frozen yogurt na compra de um hambúrguer especial


Brie Resto

Petit gâteau a cada três visitas


Melograno

Chope Bamberg Pilsen a cada três visitas

Continua após a publicidade


Spoleto

Massa tradicional às sextas-feiras para o “prefeito”


Zena Caffè

Desconto de 10% para o “prefeito” e seus acompanhantes

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.