Pergunte ao doutor: qual o fator mínimo do filtro solar para proteção contra o câncer?

Filtros solares com fator 30 oferecem proteção eficaz, desde que aplicados na quantia adequada

Marcus Maia, dermatologista e coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, responde:

“Em tese, o fator 30 já é suficiente para uma proteção de uma hora e meia. O grande problema é que não se aplica a quantidade adequada de filtro solar. Para se ter uma ideia, seria preciso 40 mililitros (um quarto do frasco padrão) para o corpo todo. É muito protetor, a pele chega a ficar esbranquiçada. Existe um levantamento que indica que passamos apenas um quarto dessa quantia. Isso faz com que a proteção seja também cerca de quatro vezes menor. Por isso, a melhor maneira de se proteger contra o câncer da pele é com a combinação de filtro solar, chapéu, óculos escuros, camiseta e sombra. Se você tem sardas, parentes que tiveram câncer da pele, fica vermelho e não se bronzeia, está no grupo de risco e precisa de uma proteção solar bem intensa.”

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s