Continua após publicidade

Grupo de amigos coloca agasalhos à disposição de moradores de rua

Ação pede "mais calor por favor"

Por Redação Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 15h46 - Publicado em 30 jul 2013, 20h04

De uma conversa sobre o frio paulistano, um grupo de amigos desenvolveu uma ideia que está chamando a atenção em Pinheiros. Eles criaram uma instalação onde as pessoas podem deixar roupas de frio e cobertores para quem estiver precisando, tudo de forma anônima e sem burocracias.

“É uma ideia super simples e que precisava ser aplicada para funcionar”, conta Gustavo Andare, um dos benfeitores da #Equipemito. No tapume de um terreno baldio que fica ao lado da empresa onde trabalham, na Rua Fradique Coutinho, entre Teodoro Sampaio e Artur Azevedo, eles escreveram as instruções “Pegue ou deixe seu casaco aqui” e “Mais calor pro favor”.

“Na sexta estávamos conversando sobre uma notícia que moradores de rua tinham morrido pelo frio. Discutimos o que poderíamos fazer e no domingo estávamos lá”, explica Gustavo. Logo que a instalação ficou pronta, um morador de rua já se aproximou e escolheu uma blusa de frio. Todas as roupas colocadas inicialmente pelo grupo já não estão mais lá e no lugar surgiram outras doações, de roupas e cobertores. “O que foi mais surpreendente foi ver que realmente funcionou. Houve gente que viu na internet e passou por lá de táxi para deixar mais doações.”

Segundo Gustavo, o sucesso já fez o grupo pensar em novas ações. “Queremos fazer em lugar que tenha movimento realmente, como no centro da cidade. Lá, isso vai ser incrivelmente mais útil”, diz. “Podemos também refazer sazonalmente. Em outubro, por exemplo, podemos ter algo para o dia das crianças. Essa é uma ideia que deve ser replicada.”

Continua após a publicidade

Doações

Caso prefira metódos mais tradicionais de doação, há várias instituições que arrecadam e distribuem roupas de frio nessa época do ano. O governo do estado faz uma campanha do agasalho com diversos pontos de distribuição, que podem ser buscados pelo CEP. 

 Exército da Salvação recolhe roupas, móveis e outros objetos na casa do doador.  E a Arquidiocese de São Paulo também está recolhendo roupas em várias paróquias da cidade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.