Entrevista com Alex Periscinoto, fundador da Almap

Publicitário foi o responsável pelas históricas campanhas da Volkswagen nos anos 60

Fundador da Almap, o publicitário Alex Periscinoto foi o responsável pelas históricas campanhas da Volkswagen nos anos 60. Confira a entrevista abaixo:

Como iniciou sua relação com a Volkswagen?

Em 1958, fui a Nova York para fazer uns cursos e trabalhei na DDB, a agência que produziu a histórica campanha do “Think Small” para a Volks. Era inovador: emplacaram um carro alemão nos Estados Unidos do pós-guerra, foi brilhante. Quando voltei ao Brasil, um ano depois, a montadora procurava uma agência por aqui e assumi (Periscinoto se desligou em 1998 da agência, que detém a conta da empresa até hoje).

+ Campanhas publicitárias transformam carros em ícones do consumo

Há uma visão romântica a respeito do trabalho das agências nas décadas de 50 e 60. Como era?

Quando voltei de Nova York, comecei a implantar o conceito de duplas criativas: junto ao redator, existia também um diretor de criação; aliás, fui o primeiro do país. As ideias sempre se tornam melhores quando as pessoas conversam. Então era um barato, eu tinha 27 duplas criativas, juntávamos todos numa sala e ficávamos criando. Ao final, saía uma dúzia de peças. É importante não reprovar nenhuma ideia, e sim encará-las como ponto de partida. Mesmo as muito ruins.

O Brasil tem hoje um papel de destaque na publicidade internacional. Como analisa esse cenário?

Mudou a forma de fazer publicidade, mas não a qualidade. Antigamente, quando a gente via um anúncio muito bom em uma revista, arrancava a página para guardar, mostrar aos amigos. Hoje você compartilha no Facebook. O mural é a nova página arrancada. Só acho que a competição ficou maior. Antes, quando eu via algo genial, ligava para o Petit (Francesc Petit, um dos fundadores da DPZ) e lhe dava os parabéns. Hoje não funciona mais assim.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s