Continua após publicidade

Caixa Cultural exibe trabalhos do capixaba Dionísio del Santo

Retrospectiva que reúne 51 obras do artista busca inspiração na dualidade do deus Jano, da mitologia romana

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 18h16 - Publicado em 26 fev 2011, 00h24

O deus romano Jano, que batiza o mês de janeiro, caracteriza-se na mitologia por possuir duas cabeças: uma delas olha para o passado, a outra, em direção ao futuro. Essa dualidade inspirou a historiadora da arte Maria Alice Milliet a pensar em uma retrospectiva do capixaba Dionísio del Santo (1925-1999), em cartaz a partir de quinta (3) na Caixa Cultural do Conjunto Nacional. Uma das 51 obras recorre justamente à divindade. Trata-se de “Jano Bifronte — Senhor do Tríplice Tempo: Passado, Presente, Futuro”. A analogia veio à mente da curadora ao constatar o aspecto híbrido e transitório da produção do gravador e pintor. Filho de imigrantes italianos muito pobres, ele começou criando, nos anos 50, xilogravuras de viés expressionista, repletas de figuras retiradas da infância na lavoura.

A convivência com o movimento concretista, no Rio de Janeiro, o influenciou, e Dionísio logo passou a explorar ângulos retos e composições matemáticas, marcadas por repetições de formas e variações de cores. Mas carregava algumas diferenças. “Eu o vejo como um ponto fora da curva daquele período”, diz Maria Alice. “Não chegou a promover uma ruptura brutal ou uma adesão completa à abstração.” De fato, em meio às linhas aplicadas com rigor, não é difícil notar alguma discreta figuração. Particularidades assim, e também o interesse por astrologia, colaboraram para sua pequena fama em comparação aos contemporâneos, embora em vida fosse admirado por críticos do gabarito de Mário Pedrosa e Walter Zanini. “Os colecionadores demoraram a aceitar a tendência ao místico em um ambiente artístico considerado tão racional”, complementa a historiadora. Curiosidade: na década de 80, o artista deu aulas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio, para Beatriz Milhazes, entre outros nomes.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.