Detox é alternativa para o pós-Carnaval

Pizza menos calórica que um pão com manteiga, vinhos orgânicos e cosméticos livres de substâncias químicas estão entre as novidades do mercado de produtos e serviços naturais

Pular o Carnaval demanda energia. Uma hora de folia bem animada queima até 600 calorias. Ao embalar a festa com cerveja e caipirinha, porém, o saldo da balança começa a ficar negativo. Tudo termina com quilos a mais na silhueta e um enorme peso na consciência. Identificou-se com a história?

 

Você não é o único. “Passado o feriado, os paulistanos começam a procurar os consultórios para limpar o organismo dos abusos”, afirma Alessandra Luglio, especialista em nutrição esportiva, cuja clínica atende celebridades como a atriz Claudia Raia e a blogueira de fitness Gabriela Pugliesi. Mas a busca por qualidade de vida está longe de ser sazonal ou uma mania de loucos por malhação ou de vegetarianos radicais.

Os números do mercado na capital refletem o interesse crescente pelos produtos e serviços do gênero. Uma das pioneiras no segmento, a rede Mundo Verde, com 44 de suas 282 lojas instaladas em São Paulo, faturou 321 milhões de reais em 2013, lucro 22% superior ao do ano anterior. De olho na tendência, grandes cadeias de supermercados, como Pão de Açúcar, multiplicaram nos últimos tempos o espaço nas gôndolas reservado aos produtos naturais. Trata-se de uma estratégia para fazer frente a empórios exclusivamente dedicados ao tema, como o Super Natural, aberto na Rua Augusta no fim do ano passado com um investimento de 1 milhão de reais.

 

Ali, são vendidos itens como pães e massas livres de glúten e sucos sem conservantes. “Ser saudável está na moda, e há muito potencial de crescimento”, afirma Miguel Carvalho Marques, presidente da Super Natural. “É uma área que rapidamente está deixando de ser um negócio de nicho.”

Esqueça os tempos em que adotar hábitos saudáveis significava abrir mão do prazer de comer bem ou arriscar-se em tratamentos alternativos,muitos deles de eficácia duvidosa. Conforme mostra este guia preparado por VEJA SÃO PAULO com 5 novidades na área, de bons refrigerantes sem corante a um ótimo fast-food vegetariano, o mercado natureba se revela mais saboroso do que nunca.

A preocupação com a saúde não se restringe à dieta. Há hoje um serviço de entregas feitas só com bicicleta, salões de beleza que reduziram o uso deprodutos químicos e farmácias que comercializam maquiagem vegana, elaborada com pigmentos como beterraba. Só de ler, a alma fica mais leve.

 

COMIDINHAS

Fornada orgânica: O padeiro Marcos Carnero faz delícias bem rústicas com farinha 100% integral e fermento selvagem, entre outras matérias-primas. Em sua loja, que fca quase na Serra da Cantareira, recebe os clientes com uma prova de pão como cortesia. Miolo Padaria Orgânica. Avenida Senador José Ermírio de Moraes, 1400, Tremembé, ☎ 2204-0701.

 

Tapioca para variar: Sem glúten, a fécula da mandioca é o ingrediente queridinho dos paulistanos ligados em dietas da moda. Mais comum na forma de crepe, a tapioca aparece em receitas inusitadas no menu da chef Morena Leite, como o ceviche de lagosta (26 reais) e o bolo de chocolate (8 reais). Goma Tapiocaria. Rua Girassol, 273,Vila Madalena, ☎ 3034-4255.

Molho pesto - Farofa.la

Molho pesto – Farofa.la

Do campo à mesa: A tendência “foodie” agora é trocar as compras em supermercados por empresas que negociam com os pequenos produtores. Pelo site www.farofa.la, dá para encomendar cestas e saber quem preparou cada item. Uma das combinações une espaguete artesanal orgânico (12 reais) e molho pesto (acima), feito por Zezé Andrade, de Gonçalves (MG). O vidro de 210 gramas custa 28 reais. Farofa.la. ☎ 98712-9424.

Bolo de cacau da Shanti & Li

Bolo de cacau da Shanti & Li

Doce sem peso na consciência: Calorias não são a única maneira de avaliar uma guloseima. Aqui, só entram ingredientes como farinha integral e ovos orgânicos. Assim, as 308 calorias da fatia do ótimo bolo de cacau com calda de ganache (59,90 reais oquilo) ficam mais saudáveis. Shanti & Li. Rua Artur de Azevedo, 969, Pinheiros, ☎ 2478-1405.

Gloops - natureba

Gloops – natureba

Refrigerante bom moço: Nem toda bebida gaseificada precisa ser banida da dieta. A versão criada pelo paulistano Gustavo Siemsen leva suco de frutas, como tangerina, melancia mais abacaxi ou limão-siciliano com framboesa e gás carbônico, sem conservantes nem corantes. Uma garrafa custa 7 reais. Gloops. Shopping Iguatemi, ☎ 2609-1763.

+ Aplicativo de paquera Tinder vira febre em São Paulo

PF pós-malhação: As opções para beliscar nas lanchonetes de academias costumam restringir-se a sanduíches naturais, saladas de frutas e barras de proteína com gosto de ração. O Fit Food, o restaurante da Reebok, no Shopping Cidade Jardim, foge à regra com um farto bufê de saladas e pratos light (47,20 reais). Não sócios podem frequentá-lo no almoço. Fit Food. Avenida Magalhães de Castro, 12000, Cidade Jardim, ☎ 3759-7878.

Picolé de melancia da Paleteria Los Hermanos

Picolé de melancia da Paleteria Los Hermanos

Muita fruta em cada palito: A paleta é a versão mexicana do picolé, com fartos 120 gramas. Feitos sem conservantes, corantes nem saborizantes, os ótimos palitos chegam a ter 80% de fruta. Custam de 6 a 9 reais. Paleteria Los Hermanos. Rua Doutor César, 742, Santana, ☎ 3567-6006.

Maoz Vegetarian

Maoz Vegetarian

Fast-food vegetariano: Presente em seis paises, a rede inaugurou em fevereiro uma loja no Baixo Augusta e tem casa cheia todos os dias. A procura e pelos saborosos lanches sem carne, recheados de falafel, bolinho de grao-de-bico frito. O cliente pode acrescentarcomplementos como picles, salada e molho tahine. Cada unidade custa11,50 reais. Maoz Vegetarian. Rua Augusta, 1523, Consolacao, ☎ 3251-2423.

Frango de granja, não! Preocupada com o bem-estar animal, a Korin produz frangos livres de antibióticos e alimentados apenas com ração vegetal. Para pagar menos que nos supermercados, vá à loja própria da marca. Dez ovos saem por7,65 reais. Korin. Rua Coronel Arthurde Godoy, 246,Vila Mariana,☎ 5579-9363.

Lanche natural na Diaita

Lanche natural na Diaita

Lanche natural de verdade: Nada de atum enlatado nem de maionese industrializada. Esse saboroso sanduíche, livre de glúten e de lactose, tem como recheio uma espécie de hambúrguer vegetariano de palmito,quinoa e semente de chia com patê de queijo de soja, mostarda em grãos, cenoura e alface. Montado no pão à base de grão-de-bico, sai por 8,90 reais. Diaita. Rua PadreLuciano, 122, Jardim França, ☎ 2548-7550.

Pizza light

Pizza light

Pizza light: Acredite, uma fatia pode ser mais leve do que um inocente pão francês com manteiga, de substanciosas 240 calorias. A cobertura elegance leva queijo cottage, escarola, cebola, salsinha e azeitona preta (62 reais). A porção tem aproximadamente 207 calorias — e o principal: é de dar água na boca. Quer dar adeus a mais 7 calorias? Deixe de lado a azeitona. Sala Vip. Rua Cisplatina, 195, Ipiranga, ☎ 2914-8181.

Empório da Papinha

Empório da Papinha

Papinha: Há mais de trinta opções de comidinha para os bebês, todas preparadas apenas com alimentos orgânicos certifi cados. O preço varia de 6,60a 8,55 reais. Empório da Papinha. Informação: ☎ 5051-4343.

Iogurte da Delicari

Iogurte da Delicari

Iogurte de baixa lactose: Nem sempre bem digerido, o açúcar do leite é reduzido em 90% nesta versão de iogurte (4 reais). O melhor: a cremosidade e o sabor levemente azedinho se mantêm intactos. Delicari. Rua Lourençode Almeida, 819,Vila Nova Conceição,☎ 3044-2624.

 

RESTAURANTES

Chef Renato Caleffi - Le Manjue Organique

Chef Renato Caleffi – Le Manjue Organique

Funcional e gostoso: O chef Renato Caleffi sabe trabalhar com ingredientes funcionais como poucos na capital. Ganache de cacau com biomassa de banana-verde e pão de farinhas de arroz e de mandioca mais fécula de batata, sem glúten, estão entre suas especialidades. Do cardápio, que prioriza os orgânicos mas não abre mão da proteína animal, experimente a tigelinha de siri ao leite de coco com castanha-do-pará e farofa de cúrcuma (34 reais) e o crepe de frango, espinafre e requeijão orgânico (sim, isso existe). Custa 49 reais. Le Manjue Organique. Rua Domingos Fernandes, 608, Vila Nova Conceição, ☎ 3034-0631.

Moqueca de caju do Goshala

Moqueca de caju do Goshala

Vegetariano à la carte: Uma casa que se autoproclame “natural” e tenha pedidas tão saborosas é raridade. Mas o cardápio de Andréa Finocchiaro agrada a carnívoros e vegetarianos:da feijoada de legumes servida às quartas (26 reais) à moqueca decaju sem lactose (31 reais). Goshala. Rua dos Pinheiros,267, Pinheiros,☎ 3063-0367.

+ Restaurantes bons e baratos em todos os cantos da cidade

Menu completo por menos de 50 reais: Sinal dos tempos saudáveis: a nutricionista Marília Cremonezi dividiu a cozinha com o chef Thiago Koch para bolar refeições completas, funcionais e baratas (48 reais no almoço da semana e no jantar de segunda a quinta). Saem o creme de leite, a manteiga e o trigo e entram, a cada semana, carnes magras em novas preparações. Beato. Rua dos Pinheiros, 174, Pinheiros, ☎ 2538-8107.

PRODUTOS

Tabelas - produtos que são hits

Tabelas – produtos que são hits

Tabela de produtos industrializados aprovados

Tabela de produtos industrializados aprovados

Tabela Teste do Suco Verde

Tabela Teste do Suco Verde

Vinhos orgânicos - tabela

Vinhos orgânicos – tabela

SERVIÇOS

Carbono Zero Courier

Carbono Zero Courier

Entregas de bicileta: No lugar de motoboys, a empresa reune um time de ciclistas que entregam encomendas de pequeno porte, como documentos. O servico é indicado para percursos de curta ou media distancia (ate 15 quilometros). Custa a partir de 24 reais. Carbono Zero Courier. Rua Bela Cintra, 409, Consolacao, ☎ 4113-3055.

Experiência rural: Conhecer uma fazenda de produtos orgânicos é moda entre as pessoas que gostam de experiências gastronômicas. Na Santa Adelaide, em Morungaba, a visitação à plantação de legumes e verduras guiada pelo proprietário David Ralitera ocorre de segunda a sexta, com agendamento prévio e entrada gratuita. Se a ideia for um programa com almoço ao ar livre, feito pelo chef Leo Botto, do Grupo Chez, o passeio com transporte incluso sairá por 324 reais. Fazenda Santa Adelaide Orgânicos. Informações pelo site http://www.foodpass.com.br ou e-mail santa.adelaide.organicos@gmail.com.

Neka - jantar verde

Neka – jantar verde

Banquete verde: Neka Menna Barreto especializou-se em montar cardápios seguindo os preceitos do raw food, com alimentos crus, e do slow food, que prioriza fornecedores orgânicos de comunidades familiares que transportam suas mercadorias de maneiras ustentável. A chef prepara ao menos cinco eventos do tipo por mês — há dez anos, ela conta que não chegava a um jantar verde por ano. Um banquete custa a partir de 250 reais por pessoa. Neka. Rua Caminho do Engenho, 354, Ferreira, ☎ 3751-3333.

Festa infantil como antigamente: Esqueça as rodas-gigantes e o bufê de comidinhas insossas. Neste espaço, os brinquedos são artesanais e as brincadeiras ocorrem em um quintal. No menu aparecem itens como caldinho de feijão, sucos naturais, milho na espiga e palitinho de goiabada com queijo branco. Os pais desembolsam entre 4140 e 6 940 reais por uma festa com duração de quatro horas para cinquenta convidados. Casa Tupiniquim. Rua Fidalga, 360, Vila Madalena, ☎ 3817-4488.

Feira da Água Branca

Feira da Água Branca

Mercados e feiras: No nicho de produtos orgânicos, é imbatível a fama da Feira da Água Branca, que ocorre às terças, aos sábadose aos domingos. Mas outros endereços também têm gôndolas variadas. Confra abaixo:

Casa Santa Luzia: O mezanino do empório tem uma seção de alimentos especiais (livres de glúten, lactose,açúcar etc.). Alameda Lorena, 1471,Jardim Paulista, ☎ 3897-5000.

+ Mercadinho Chic! amplia seção gastronômica na Alameda Santos

Mundo Verde: A rede possui ampla oferta de itens, que vão desde sementes, como a chia, até chás, sabonetes e laticínios. Avenida Cotovia, 328, Moema, ☎ 3628 4350.

St Marche: Entre os supermercados convencionais, destaca-se pelas gondolas dedicadas as comidinhas saudaveis. Rua Jose Ramon Urtiza, 975,Vila Andrade, ☎ 3773-0000.

Super Natural: Vende de legumes orgânicos ao sabao ecologicamente correto. Rua Augusta, 2992,Jardim Paulista, ☎ 3181-7808.

 

BEM-ESTAR

Malhação ao ar livre - Muhamudra Brasil

Malhação ao ar livre – Muhamudra Brasil

Malhação ao ar livre: Esqueça as aulas entre quatro paredes. Sempre no Parque do Ibirapuera, essa turma se reúne para trabalhar “o corpo, a mente e o espírito”. Como? Durante uma hora, o grupo faz exercícios de respiração, seguidos de um treino pesado, que inclui ondulações na corda naval, corrida, barra e práticas com elástico. Para terminar, posturas de ioga e relaxamento (ufa). A mensalidade com três aulas por semana custa 250 reais. Mahamudra Brasil. mahamudrabrasil@gmail.com.

Maquiagem vegana

Maquiagem vegana

Maquiagem vegana: A marca alemã de cosméticos Alva é uma das poucas que não utilizam nenhum derivado animal. O batom vermelho (70,20 reais) leva extrato de beterraba, enquanto a base bb cream, óleos de argan e de açaí( 158,40 reais;30 mililitros). HN Cristiano. Avenida Pavão, 742,Moema, ☎ 5533-0516. Mercado Apanã. Rua Turiaçu, 1645,Perdizes, ☎ 2667-9395.

Spa sustentável: O espaco coleta agua da chuva, usa madeiras certificadas e tem claraboias para aproveitar por mais tempo a iluminacao solar. A preocupação se estende aos produtos, entre eles os da marca francesa Biologique Recherche, que utiliza componentes naturais e botanicos. Alem de relaxar, suas massagens (de 246 a 395 reais) prometem benefícios ao sistema respiratorio, circulatório e digestivo. Kennzur. Avenida Repoeblica do Líbano, 577, Ibirapuera, ☎ 2348-1200.

Beleza sem química: Por aqui, escova progressiva não tem vez. O salão inovou quando aboliu, em 2011, boa parte dos produtos químicos em seus tratamentos. “É impossível tirar todos, mas usamos as marcas menos agressivas”, diz o proprietário Marcos Furquim. Em parceria com a  Agência Freela, a empresa desenvolveu a linha Utopia, com condicionadores exampus livres de parabeno, sulfato, cocamide e corantes. Custam de 40 a 80 reais. Bardot. Rua Girassol, 481, Vila Madalena, ☎ 3031-5993.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s