Prefeitura estuda cortar salário de artistas do Teatro Municipal

Segundo a pasta, a decisão emergencial evitaria a demissão dos músicos que se apresentam no palco mais importante da cidade

A Secretaria Municipal de Cultura estuda diminuir em 30% o salário dos artistas e maestros que integram os corpos estáveis do Teatro Municipal. Segundo a atual gestão, a medida impediria demissões nos grupos artísticos da casa.

A proposta deve ser executada em julho, logo após o fim do edital que decide qual nova instituição cuidará da administração do Teatro. Sai de cena o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural, que assume a gerência da instituição e é citado entre os suspeitos de desviar 30 milhões de reais do Teatro Municipal.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, a atual administração municipal herdou da gestão passada uma dívida de aproximadamente 7 milhões de reais em salários atrasados e pendências na infraestrutura do local. Atores internacionais que participaram das óperas Fosca e Elektra, no ano passado, também alegam que ainda não receberam seus pagamentos.

Apesar do cenário, Sturm garante que não haverá demissões. “Quem ganhar essa licitação não poderá trocar nossos corpos estáveis, a nova instituição terá que recebê-los”, afirma.

Fazem parte dos corpos estáveis da instituição: a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coro Lírico, o Coral Paulistano, o Balé da Cidade, o Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo e a Orquestra Experimental de Repertório totalizando mais de 300 artistas.

A diminuição dos salários completa o cenário de crise na música clássica da cidade. Em fevereiro, a Banda Sinfônica de São Paulo foi desmanchada causando a demissão de 65 componentes. Na semana passada, a Orquestra do Theatro São Pedro também perdeu dezenove músicos. Ambos os programas eram iniciativas do Governo do Estado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s