Continua após publicidade

“Conto de Todas as Cores” se inspira em poema de Mário Quintana

Companhia Girandolá encena com competência peça em cartaz no Centro Cultural São Paulo

Por Clara Nobre de Camargo
Atualizado em 5 dez 2016, 18h10 - Publicado em 16 abr 2011, 00h46

 Tudo começa com um grupo fictício de teatro de quatro atores. Sem perceber a chegada da plateia, eles discutem qual enredo apresentar. O problema é que cada um quer narrar uma história a respeito da sua cor favorita. Jandira (Roseli Garcia) gosta do azul; Manolo (Gilberto Araújo) quer o amarelo; Fiapo (Eduardo Bartolomeu), o vermelho, e Sustenido (André Arruda) prefere o verde. Ao notar a presença do público, para não fazer feio, o quarteto rapidamente encontra uma solução: encenar o “Conto de Todas as Cores”, inspirado em um poema de Mário Quintana, do livro “Lili Inventa o Mundo”.

Um varal serve de cenário para o quintal no qual se passa a trama sobre a sonhadora Lili. Ela detesta ir à escola e, distraída, costuma se perder na imaginação. Fantasia, por exemplo, estar presa numa caverna escura junto de amigos e uma pessoa que “acende” vaga-lumes ou se vê brincando numa rua distante, com várias casinhas coloridas. Por causa disso, sofre repreensões o tempo todo, na sala de aula, da diretora e até da empregada. O melhor momento da montagem ocorre quando entra em cena o ator Eduardo Bartolomeu (também autor do texto) para interpretar a professora da menina. Cheia de estereótipos, a personagem satiriza os métodos convencionais de ensino. Ao improvisar algumas piadas, essa figura interage com as crianças e provoca boas risadas. No final, há um rodízio de papéis que, apesar de desnecessário, não coloca a perder o entusiasmo da peça, levada com competência pela companhia Girandolá.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.