Continua após publicidade

Consumo excessivo ameaça abastecimento de água em Salto

Temperaturas acima dos trinta graus elevaram o gasto de água e colocaram a região em situação de alerta

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 5 dez 2016, 13h39 - Publicado em 4 jan 2015, 00h20

As altas temperaturas dos últimos dias acabaram elevando o consumo de água e voltaram a colocar em risco o abastecimento de Salto, na região de Sorocaba, no interior de São Paulo. O reservatório de água tratada do João Jabour, que abastece a região Noroeste da cidade de 110 000 habitantes, teve o nível reduzido para 10% e colocou em alerta o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O superintendente interino João De Conti Neto, fez um apelo em favor da economia de água a fim de evitar um novo racionamento. Em outubro, a cidade ficou vinte dias sem água nas torneiras à noite. “Mesmo tendo sido um período curto, todos nós percebemos o quanto foi ruim, por isso é muito importante que usemos água com consciência”, disse.

Sistema Cantareira permanece estável

Desde o último dia 26, a cidade convive com temperaturas acima de 30ºC durante o dia. De acordo com o superintendente do SAAE, a elevação “significativa” no consumo fez com que o nível dos reservatórios de captação baixassem, apesar das chuvas, gerando uma queda no volume de água reservada.

Continua após a publicidade

Segundo Conti Neto, a situação ainda não é de racionamento, mas a medida não está descartada. “É preciso manter uma boa reserva agora para que a gente tenha água nas outras épocas.”

Multa também atingirá grandes consumidores de água

Fiscais da prefeitura, com apoio da Guarda Municipal, intensificaram a fiscalização contra desperdício de água. Quem for flagrado lavando carros ou calçadas, por exemplo, será punido com multa de 241 reais. (Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.