Começam homenagens ao Ano da França no Brasil

Os paulistanos podem conferir concertos, exposições, intervenções urbanas, eventos de moda...Veja algumas das atrações

Artes cênicas

Com forte tradição em teatro de rua, a França será um dos principais destaques da Virada Cultural, em maio. O grupo Carabosse abre a programação, no dia 1º, com o espetáculo Installation de Feu, que espalhará pelo Parque da Luz esculturas flamejantes feitas com mais de 2 000 tochas. Em julho, no centro, a trupe Transe Express encena o espetáculo Os Reis Preguiçosos, sobre a monarquia francesa. Em novembro, o Teatro Alfa recebe o balé Branca de Neve, da companhia de dança Antonin Preljocaj, com música de Mahler e figurinos de Jean Paul Gaultier.

Artes plásticas

A mostra do pintor cubista Fernand Léger, em cartaz a partir deste sábado (4) na Pinacoteca, abre o calendário. No dia 29, o Masp inaugura Arte na França 1860-1960, com 118 obras de artistas influenciados pelo realismo francês, como Balthus, Picasso e Miró. Em julho, o Instituto Tomie Ohtake recebe uma retrospectiva de Jean Dubuffet. A primeira exposição individual de Henri Matisse no país, com cerca de cinquenta pinturas, estreia em setembro, na Pinacoteca.

Cinema e videoarte

Zidane: um Retrato do Século XXI, de Douglas Gordon e Philippe Parreno, é uma das atrações da mostra de videoarte Entre-Temps, em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Paço das Artes a partir dos dias 23 e 24, respectivamente. Em junho, o Panorama do Cinema Francês, no Reserva Cultural, deve contar com a presença do ator Vincent Cassel e de sua mulher, a atriz Monica Bellucci, ambos de Irreversível. No mês seguinte, a artista Sophie Calle abre a instalação Prenez Soin de Vous no Sesc Pompeia.

Fotografia

No dia 23, o MAM inaugura a mostra Olhar e Fingir, com 290 imagens da coleção do casal Michel e Michèle Auer, que compreende 170 anos de história da fotografia. A partir do dia 25, a Pinacoteca exibe À Procura de um Olhar, resultado da viagem de seis fotógrafos que percorreram o país inspirados em registros de Pierre Verger, Marcel Gautherot e Jean Manzon. Em setembro, no Sesc Pinheiros, começa Henri Cartier-Bresson, Fotógrafo, com 130 obras do criador da agência Magnum.Entre os destaques da mostra, está uma imagem da estação de trem Saint Lazare, em Paris, em 1932.

Intervenções urbanas

O projeto Momento Monumento, que começa em maio, vai transformar em centro cultural um prédio abandonado no Largo do Paissandu. Em outubro, será inaugurado o Parque Efêmero Aldeinha, projeto do artista Jean Paul Ganem que cria praças e viveiros sustentáveis em dois terrenos degradados próximos à Ponte Júlio de Mesquita Neto.

Moda

A edição primavera-verão da São Paulo Fashion Week, em junho, tem a França como tema e recebe Didier Grumbach, presidente da Federação Francesa da Costura, para o lançamento do livro Histoires de la Mode. Em agosto, a Faap abre a exposição Christian Lacroix – Trajes de Cena, com 100 roupas e croquis originais criados pelo estilista para balés e peças.

Multimídia

A exposição O Francês em Todos os Sentidos, sobre a influência do idioma no português falado no Brasil, toma conta do Museu da Língua Portuguesa a partir de maio. No mês seguinte, o Sesc Avenida Paulista recebe a mostra Serge Gainsbourg, com vídeos, pinturas, manuscritos e músicas do autor da canção Je T’Aime Moi Non Plus. Em outubro, O Pequeno Príncipe na Oca, no Parque do Ibirapuera, homenageia Antoine de Saint-Exupéry com atrações como réplicas de Paris no início do século XX e do Deserto do Saara, onde o personagem desapareceu.

Música

A programação começa com as apresentações da Orquestra Champs-Elysées na Sala São Paulo, nos dias 27 e 28 deste mês, e termina em 15 de novembro, com Lenine cantando ao lado de nomes como Salif Keita e Arthur H no Parque da Independência. As cantoras Jane Birkin e Yael Naim apresentam-se no Bourbon Street Music Club.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s