Cinco notícias que mudaram São Paulo em 2013

Queda de guindaste na Arena Corinthians, máfia do ISS e aumento do IPTU estão entre os assuntos em destaque

Por motivos variados, São Paulo foi protagonista do noticiário nacional diversas vezes este ano. Das manifestações que se espalharam pelo Brasil até o escândalo de corrupção na cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS), confira as cinco notícias sobre a cidade mais importantes em 2013:

 

Protestos de junho. O aumento de 20 centavos na tarifa de ônibus desencadeou uma onda de manifestações em São Paulo que se alastrou pelo Brasil em poucos dias. A população foi às ruas em peso até em cidades pacatas do interior. O resultado: quatorze capitais e mais de quarenta municípios do país congelaram ou reduziram o valor do transporte público. 

protesto contra iptu

protesto contra iptu

Aumento do IPTU. A notícia do aumento de até 35% no valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) deixou de cabelo em pé os moradores de bairros nobres (onde o tributo ficará mais caro) e comerciantes. A aprovação da nova Planta Genérica de Valores pela Câmara Municipal, feita de sopetão na madrugada, um dia antes do programado, causou ainda mais revolta. Entretanto, após algumas derrotas na Justiça, o prefeito Fernando Haddad decidiu suspender o reajuste

Queda- guindaste - Itaquerão

Queda- guindaste – Itaquerão

Desabamentos. Pelo menos três acidentes de grandes proporções na Grande São Paulo chamaram a atenção da população para as regras de segurança na construção civil. Em agosto, uma loja em construção desabou em São Mateus, na Zona Leste da cidade, matando dez operários. A obra estava irregular e há suspeita de pagamento de propina para a liberação. No começo de dezembro, um guindaste caiu sobre parte da estrutura da Arena Corinthians a menos de um mês da inauguração, deixando duas vítimas. Agora, um dos principais estádios brasileiros e futuro palco da abertura da Copa do Mundo está ameaçado. Dias depois, um prédio residencial ainda em construção caiu em Guarulhos, na Região Metropolitana. O vigia que dormia na obra morreu. 

luis alexandre magalhães auditor iss

luis alexandre magalhães auditor iss

Máfia do ISS. Apesar de o esquema ter funcionado a todo vapor entre 2008 e 2012, só este ano, com a recém-criada Controladoria-Geral do Município, foi descoberto um esquema de fraude na cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) que impediu o recolhimento de mais de 500 milhões de reais em impostos pela prefeitura. Do grupo participavam mais de uma dezena de auditores fiscais e um subsecretário de Gilberto Kassab (PSD), além de grandes e pequenas construtoras. Hoje, estima-se que 410 prédios tenham habite-se graças ao pagamento de propina. 

Corredor na Avenida Nove de Julho - capa 2203

Corredor na Avenida Nove de Julho – capa 2203

Corredores de ônibus e faixas exclusivas. A cidade tem hoje 291 quilômetros de vias com prioridade para o ônibus e nem todas funcionam a contento – mesmo assim, o paulistano aprovou a novidade. Em uma pesquisa recente do Datafolha, 88% dos entrevistados foram favoráveis às novas faixas. Até entre os motoristas, os mais prejudicados no trânsito, a aprovação foi de 77%. Agora, estuda-se proibir os táxis com passageiros nos corredores. Confira o teste da Veja São Paulo e veja onde as vias continuam subaproveitadas pelos coletivos.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s